Sabe aquele e-mail que você recebe de empresas oferecendo serviços, informando promoções e apresentando novas vantagens? Pois é, isso é o e-mail marketing.
As vantagens do E-mail Marketing
Existe uma grade diferença entre esse tipo de serviço e spam. Um e-mail caracterizado como spam é aquele que você não deveria receber porque não forneceu seu endereço para a empresa. Já o e-mail marketing é aquele que você cadastra o seu e-mail e recebe as informações daquela empresa em especial. Além disso, também é possível descadastrar caso não queria mais receber essas informações, coisa que o spam não permite.
Através do e-mail marketing sua empresa pode construir uma relação com o cliente, sempre oferecendo vantagens e informações relevantes nas mensagens disparadas. Seguindo o Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail é possível criar estratégias muito efetivas e segmentadas, aumentando a credibilidade da sua marca.
Entre outras abordagens, o e-mail marketing pode ser utilizado para:
- direcionar o cliente ao site, ou convidá-lo a retornar;
- informar promoções;
- enviar cartões comemorativos e de aniversário;
- campanhas de fidelização;
- informativos periódicos;
- pesquisas de satisfação;
- envio de agradecimentos;
- pedidos de confirmação de presença; e
- distribuir convites
Mensurando resultados
Em cada disparo é possível mensurar o retorno recebido do cliente, e assim criar campanhas cada vez mais otimizadas.
Ou seja, se você tem um negócio na internet, monte uma base de e-mails dos seus clientes, e comece a se relacionar com ele de forma mais efetiva através do E-mail marketing!
Agora que você já sabe quais são as vantagens, chegou a hora de saber os principais erros dos e-mails marketing.