Não é de hoje que muitas agências e responsáveis pelo marketing das empresas têm dúvidas sobre a relevância do e-mail marketing. Afinal, as pessoas em geral têm o hábito de ignorar e-mails que não são importantes para elas naquele momento. Então, será que realmente vale a pena se esforçar em fazer e-mail marketing? Aqui vão alguns pontos que podem te fazer pensar duas vezes antes de ignorar essa estratégia.
Tenho que mandar e-mails todos os dias?
Uma dúvida comum acontece em relação à periodicidade do envio dos e-mails. Afinal, o envio tem que ser espaçado o suficiente para não ser confundido com uma newsletter (aquele boletim enviado com uma frequência predeterminada ao e-mail do inscrito), mas frequente o suficiente para ser útil. Então, quando fazer e-mail marketing?
Lembre-se de que a estratégia do e-mail marketing é avisar ao cliente sobre promoções ou atividades que sejam do seu interesse, e dificilmente ele vai querer ser lembrado a cada 5 minutos sobre alguma liquidação que está acontecendo durante todo o mês. É importante ter bom senso acerca de quando realmente é necessário disparar a lista de e-mails do seu cliente.
Estratégias de e-mail marketing
Uma boa estratégia para definir se o seu público vai realmente se interessar por aquele e-mail é segmentar todos os seus clientes por nichos e mandar e-mails apenas para aqueles que realmente têm altas chances de darem importância ao assunto. Por exemplo, muito dificilmente uma adolescente de 14 anos vai se interessar sobre autopeças cromadas de última geração. Por isso, divida sua clientela por características em comum (idade, gênero, região etc.). Isso diminui e muito as chances de rejeição. Você vai perceber o retorno quase que imediatamente!
A questão sobre se o e-mail marketing realmente vale a pena é se, como toda estratégia de marketing, ela está sendo bem aplicada. De nada adianta investir milhões para querer abordar um cliente que não se interesse no assunto a ser tratado ou promovido se não houver nenhum esforço para ser atrativo. Claro que muitas pessoas ainda têm uma imagem negativa sobre o e-mail marketing, mas ele pode ser muito útil, desde que esteja indo para as pessoas certas.
Especialização em e-mail marketing
Vale lembrar que também é muito importante saber quem escolher na hora de definir uma empresa especializada em serviços de e-mail marketing. E a Target Host é a melhor opção. Aqui, você pode saber como fazer seu e-mail marketing com eficiência. Além disso, oferecemos ótimos planos de hospedagem de sites que cabem no seu orçamento, de maneira segura. Consulte os nossos planos!