Com o desenvolvimento tecnológico, diversas novas profissões foram surgindo ao longo do tempo. Uma delas é a tecnologia da informação, que envolve computação e eletrônica. Sistemas e softwares fazem parte da rotina de trabalho do profissional, que pode atuar em diferentes áreas. Quer saber mais sobre essa profissão e em quais campos os profissionais podem trabalhar? Confira neste artigo!
O que é tecnologia da informação?
Também conhecida pela sigla TI, a tecnologia da informação facilita o desenvolvimento dos processos de uma empresa ou pessoa física. Basicamente, é toda a área que trabalha em conjunto com a ciência da computação a fim de melhorar o desempenho de produção, armazenamento, acesso e segurança de dados. Além da LGPD, o profissional atua realizando diversas atividades. Para isso, ele precisa ter conhecimentos básicos, como: criatividade, pensamento analítico, dinamismo, gestão de projetos e visão de negócios.
Algumas das ferramentas utilizadas na Tecnologia da Informação são softwares, hardwares e redes. Assim, é possível fazer análises e gerenciamento de informações, favorecendo o acesso de todos que não saberiam como decifrá-las em códigos. Em uma empresa, pode ser criado um sistema que é capaz de unificar todos os setores da mesma. Assim, promove melhor produtividade com agilidade, eficiência nas operações e, consequentemente, a satisfação dos clientes da organização.
Em quais áreas o profissional da tecnologia da informação pode atuar?
A tecnologia da informação permite que o profissional trabalhe em diversas áreas. Assim, de acordo com suas preferências e habilidades, pode optar em qual delas deseja trabalhar. Cada uma tem as suas especificidades e os seus objetivos que, unidos, podem proporcionar facilidade, agilidade e organização. Veja abaixo quais são as áreas em que esse profissional pode atuar.
- Programação – o programador tem a função de fazer o desenvolvimento de softwares, que são utilizados por pessoas e empresas;
- E-commerce – o profissional é quem vai fazer todo o desenvolvimento do sistema de lojas virtuais;
- Segurança – o profissional irá atuar para manter todo o sistema tecnológico protegido, a fim de evitar ataques virtuais que o invadam e comprometam a sua segurança;
- Banco de dados – o analista de tecnologia da informação irá monitorar e gerenciar arquivos relevantes que estão armazenados em um banco, seja em nuvem ou em outra plataforma;
- Suporte técnico – imprevistos podem acontecer a qualquer momento, mesmo quando trata-se de tecnologia. O profissional de TI dessa área é quem soluciona e evita problemas;
- Software – o profissional irá trabalhar no desenvolvimento de um programa, garantindo a sua qualidade para que o cliente possa ter uma garantia.
Informações sobre tecnologia é aqui no blog da TargetHost
Se você tem interesse em saber mais sobre tecnologia da informação e outros assuntos tecnológicos, acompanhe o blog da TargetHost, empresa de hospedagem de sites. Aqui, publicamos artigos que irão te manter atualizado sobre esse universo. Além disso, você pode conhecer mais sobre os nossos serviços, que vão desde a hospedagem de sites, passando por registro de domínio, e-service, e-mail profissional, até Cloud Drive. Entre em contato e saiba mais sobre todos os nossos serviços!