Avançando de forma cada vez mais rápida, a indústria tem uma novidade que vai chegar aos poucos no Brasil: tecnologia 5G. Trazendo mais modernidade e velocidade de conexão para os usuários, ela reflete um grande avanço em comparação com os padrões antecessores. No entanto, enquanto alguns países já têm acesso a essa modernidade, os brasileiros precisarão esperar mais um pouco para conhecer essa inovação do mercado tecnológico. Enquanto isso, saiba do que trata-se o 5G, as características dele e como será desenvolvido no Brasil.
O que é tecnologia 5G?
A tecnologia 5G, ou quinta geração de telefonia móvel, é uma nova modernização do transporte de dados em rede por meio de dispositivos móveis, segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT). De acordo com essa agência da Organização das Nações Unidas (ONU), há alguns requisitos para que seja definido como 5G. Entre as determinações, está a questão da velocidade de conexão, que deve ser 20Gbps para download e 10Gbps para upload. No entanto, espera-se que ela vá além, chegando a 100 Mbps para download e 50 Mbps para upload. Outra exigência da instituição é que a tecnologia suporte, no mínimo, 1 milhão de dispositivos conectados por quilômetro quadrado.
Tal capacidade de estrutura é a finalidade dessa tecnologia. Isso porque já é ultrapassada a ideia de que a internet é utilizada apenas em smartphones, computadores e tablets. O objetivo do 5G é conectar diversos dispositivos aplicados à Internet das Coisas, como carros autônomos, que funcionam sem motoristas, fechaduras eletrônicas e câmeras de segurança inteligentes. Além disso, proporciona o acesso à conexão de banda larga com alta velocidade sem que seja necessário uso de cabos.
Diferenças da tecnologia 5G para as anteriores
Diferente dos padrões anteriores, a tecnologia 5G proporciona maior capacidade de banda, menor latência e permite distinguir aplicações por camada. Enquanto o 2G foi elaborado para uso da voz, 3G para dados e 4G para utilização de grande movimento de dados, o 5G tem o foco na gigante quantidade de dispositivos conectados. Para ilustrar essa situação, podemos citar o exemplo que a Nokia apresentou: imagine viajar em carro autônomo, ocorrer um acidente mais a frente na estrada e os sensores, posicionados ao longo dela, transmitindo instantaneamente essa informação para o veículo, que irá reduzir a velocidade a fim de evitar outro acidente.
Quanto à velocidade da conexão, a do 5G será bem maior do que a disponível no 4G. Estima-se que o download possa a ser feito 20 vezes mais rápido. Isso significa que será possível baixar um filme em questão de 6 segundos, enquanto no 4G levaria 7 minutos. Quanto à latência, há um intervalo de 35 a 52 milissegundos no 4G. Já no 5G, espera-se que seja entre 1 e 2 milissegundos.
Tecnologia 5G no Brasil
Já sendo uma realidade em alguns países, o 5G pode demorar um pouco a fazer parte do cotidiano dos brasileiros. Isso porque o leilão de frequências da Anatel deve ser realizado no primeiro trimestre de 2021. Não havendo atrasos, estima-se que as operadoras inaugurem as redes até o fim do ano com frequência de 3,5 GHz. Porém, a possibilidade de um banimento de aparelhos da Huawei pode postergar esses planos. Assim, é possível que o novo padrão seja popularizado no país apenas em 2022 ou 2023. Quanto à utilização do 5G no mundo, espera-se 1,2 bilhão de conexões até 2025, segundo a GSMA.
Tecnologia transformará serviços digitais
Com o acesso da tecnologia 5G, será possível viver uma nova realidade. Assim, serviços como o da TargetHost, empresa de hospedagem de sites, serão transformados e prestados com muito mais velocidade. Com equipe de profissionais qualificados e antenados nas novidades tecnológicas, oferecemos os melhores sistemas de hospedagem de sites, nuvem e registro de domínios. Entre em contato!