O chatbot é a novidade do momento no que diz respeito a comunicação e relacionamento. Mas antes de falar sobre as suas vantagens, vamos explicar o que é um chatbot: bot é abreviação de “robô” em inglês, e chat ficou conhecido como forma de comunição a distância, utilizando computadores ou aplicativos conectados à internet.
Portanto, os chatbots são softwares de respostas automáticas usados pelas empresas, em diversos canais digitais, pra otimizar o atendimento ao cliente.
Tipos de chatbot
Existem os chatbots mais simples, que contam com respostas e comandos pré-estabelecidos, e os mais modernos, que contam com inteligência artificial, ou seja, eles se atualizam e aprendem conforme as novas interações acontecem.
Como funciona o chatbot
Independentemente do tipo, o chatbot funciona da seguinte forma: será configurada uma série de respostas, de acordo com as dúvidas e solicitações mais frequentes dos clientes. Nelas, poderão ser inseridos, além do texto, links e imagens, que serão disparadas de acordo com a interação do usuário.
Por exemplo, se o cliente quer saber como tirar a segunda via de uma fatura, o bot lhe enviará um link que corresponde à pagina de destino para tal ação. Casos semelhantes são considerados simples.
Com a ajuda da inteligência artificial, o chatbot poderá também interpretar diversos tipos de algoritmo e fazer o processamento deles. Em seguida, ele gerará uma resposta personalizada de acordo com a solicitação.
Interessante, não é? Veja, a seguir, alguns exemplos das vantagens de se aplicar um chatbot em seu negócio.
Otimização do atendimento
As dúvidas que costumam ser frequentes, como telefone de contato, atualização cadastral, prazo de troca, segunda via de contas e horários de funcionamento podem ser respondidas de maneira mais rápida, evitando o longo tempo de espera do cliente, pois o chatbot funciona 24 horas por dia.
Automatização de venda
Em caso de e-commerce, o chatbot é uma ferramenta que poderá ajudar, e muito, na agilidade dos pedidos, sobretudo em deliveries de comida e de remédios, pois são produtos que devem ser entregues de forma mais rápida, sem perder a eficiência.
Captação de leads
A captação de leads que possam vir a converter é fundamental para o crescimento da empresa. Uma conversa entre o cliente e o bot pode ser decisiva na missão de conquistar ou de manter o cliente. Além disso, ele pode sugerir alguns outros serviços, produtos ou conteúdos que a instituição oferece, ajudando na conversão.
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