Os erros do e-mail marketing podem prejudicar a estratégia de comunicação das empresas que apostam em um contato mais próximo com o cliente. O cliente que autoriza uma relação mais direta com uma empresa que presta serviço ou oferece produtos de seu interesse está dando uma ótima oportunidade que não pode ser desperdiçada. Caso contrário, ao invés de abrir portas e criar possibilidades de vendas, a estratégia de envio de e-mails marketing pode se tornar um grande problema.
Confira a seguir os erros mais comuns que encontramos para apresentar aqui para você!
Pedir para não responder o e-mail marketing
Já pensou em uma conversa na qual só uma pessoa pode falar? As empresas que mandam o e-mail marketing e colocam o aviso de “não responda” estão interrompendo um canal de comunicação precioso com o cliente, além de demonstrarem que possuem o interesse apenas na divulgação.
E se o cliente ficar com alguma dúvida? Se precisar saber sobre outros modelos, pacotes e tamanhos? É importante interagir com os clientes e o e-mail marketing é uma ótima ponte para isso.
Assuntos que não chamam a atenção
A criatividade é essencial para chamar a atenção do público que recebe o e-mail. Um dos erros do e-mail marketing é criar títulos para o campo de assunto do e-mail que não são interessantes, não são claros ou objetivos, não combinam com seu público e não são inovadores.
É preciso ousar no título do e-mail marketing, sempre na medida certa. Pense em um assunto que crie a curiosidade ou chame a atenção do cliente para abrir o seu e-mail. Este é o objetivo, e o assunto interfere diretamente na taxa de abertura.
Escolha o remetente e mantenha-o por muito tempo
Outro erro é trocar de remetente, confundindo o cliente e quebrando o elo de confiança. Você costuma abrir e-mails de empresas ou pessoas que não conhece? O seu público também não abre! É importante confiar no remetente do e-mail marketing, seja um especialista ou o nome da sua empresa.
Não faça e-mail marketing pesado e denso
Apresentar muito conteúdo, textos longos e excesso de informação é um erro comum entre as empresas. O e-mail marketing precisa ir direto ao ponto, apresentar o produto que está sendo vendido ou tentar obter a conversão com frases curtas e parágrafos pequenos. As imagens também contam bastante.
E-mails marketing enviados sem frequência
Não ter uma agenda de envio, com periodicidade e planejamento é um grande erro. Se seus e-mails são enviados “de vez em quando”, sem data e horário definidos, você está desperdiçando uma grande oportunidade de vendas.
Não existe uma fórmula certa para a frequência de envio do e-mail marketing, já que isso varia muito conforme o público, o produto ou serviço oferecido, entre outras informações. Mas é certo que os seus leads devem se acostumar a receber os seus e-mails. Isso só acontece com rotina – o material deve ser enviado no mesmo dia e horário, se possível. Já pensou na frustração do cliente que está esperando o e-mail com as promoções da semana e a mensagem não chega? Isso é muito ruim!
Não usar e-mail padronizado
Abuse da criatividade, sem manter a padronização. Ao abrir um e-mail marketing da sua empresa, o cliente deve reconhecer imediatamente. Saiba mais acessando nosso post sobre as vantagens do e-mail marketing.
A identidade visual é indispensável no e-mail marketing, embora pequenos ajustes e alterações pontuais sejam necessárias. O template não precisa ser alterado a todo momento, o ideal é deixar o cliente se acostumar e se sentir à vontade com sua estratégia de comunicação.
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