Imaginemos o seguinte cenário: em uma pesquisa do Google, você esbarrou em um anúncio interessante do mercado automobilístico e, quando clicou no site para saber mais, a página carregava com lentidão. O que você faria? É muito provável que grande parte dos usuários desistiria da pesquisa e buscaria outro endereço online mais rápido com informações similares.
Isso porque vivemos em uma era movida pela instantaneidade. Cada vez mais, as pessoas prezam pela agilidade, inclusive em suas navegações. Neste sentido, empreendedores, empresas e criadores de conteúdo precisam mergulhar nas novas tendências tecnológicas, isto inclui aplicações de técnicas para tornar páginas online mais rápidas. Dito isto, agora vamos entender melhor como funciona o processo de otimização de site.
Experiência do usuário
Uma página com rápido tempo de carregamento está entre os quesitos fundamentais para promover uma boa experiência ao usuário. Ou seja, um site otimizado instiga que internautas voltem ao endereço online outras vezes para consumir novos conteúdos, produtos e/ou serviços.
Para melhorar a experiência do usuário, algumas modificações na performance do seu site devem ser implementadas, como:
Distribuição de conteúdo
Fotos, vídeos, gráficos e arquivos em JavaScript e CSS podem pesar um site. Para evitar um carregamento lento, é necessário otimizar e distribuir da melhor forma esse conteúdo, deixando-os mais leves.
Cache de página
Salvar dados de um site na memória RAM também contribui para um carregamento mais veloz. Isso porque a “memória” das informações da página ficam salvas no cache.
Cache de banco de dados
Este recurso funciona como o cache de página, ou seja, com informações salvas na memória RAM. Porém, são referentes às consultas recorrentes no banco de dados.
Distribuição de carga
Para evitar a sobrecarga de servidor, o sistema de distribuição de carga pode ser implementado para manter um site no ar. Para explicar melhor: a página é dividida em várias máquinas diferentes, garantindo, assim, o acesso rápido e seguro.
Otimização de site para e-commerce
No caso de e-commerce, os consumidores estão ainda mais exigentes. Certificados de segurança, como SSL EV e selos de sites blindados, estão entre os itens avaliados.
Otimização de buscas e de compras também auxiliam na performance do seu site. Por fim, a programação de variados métodos de pagamento, como redes Cielo, PagSeguro e muitas outras soluções e-Service, garantem maior taxa de conversão.
Faça otimização de site para garantir velocidade e segurança
Faça a otimização de site para garantir maior velocidade e segurança para o seu público-alvo. Na TargetHost, empresa de hospedagem de sites, você encontra serviços de otimização assertivos e eficientes. Entre em contato conosco e saiba mais!