Não precisa ser tão leigo, afinal, muitos profissionais que trabalham diariamente com a internet não tem a menor ideia de que toda a conexão de dados entre o Brasil e o Mundo é feita por meio de cabos submarinos. É possível que a maioria pense que tudo isso é feito por meio de satélites, mas a verdade é que via cabos de fibra ótica a velocidade é maior e é esse o grande motivo da grande revolução que está por acontecer.
A partir do fim de 2016 é esperado que novos cabos de fibra ótica entrem em ação. Atualmente, os que estão em operação datam do início da década passada, e passam 4 terabites por segundo, enquanto espera-se, nessa nova rede, que a capacidade de transmissão de dados seja de 60 terabites por segundo. Ou seja, ao fim do processo, a conexão do Brasil com o exterior poderá ter até 15 vezes mais tráfego que o sistema atual. Conectando diretamente a cidade de Santos em Sao Paulo até a Nova Iorque nos Estados Unidos, país onde se encontra a maioria dos servidores ligados a internet. Atualmente o cabeamento é feito através de outros países da América Latina, além do caribe. Aqui no Brasil, o Google anunciou que vai instalar um novo cabo de dados submarino, composto de fibra óptica para ligar o Rio de Janeiro a São Paulo
Ligação será direta entre Brasil e EUA, em mais de 10 mil quilômetros de cabos
Os novos cabos são de fabricação francesa, pela Alcatel-Lucent e já estão em processo de instalação. A operação que realiza esse processo é responsabilidade da empresa americana Seaborn e totaliza cerca de 10,5 mil quilômetros de cabos. O nome do primeiro cabo a entrar em operação nesse novo formato é o Seabras-1, fará a conexão direta e sem escala entre Brasil e EUA e não pertencerá a nenhuma empresa de telefonia, uma vez que todo o investimento está sendo feitos por fundos internacionais e tem o custo de cerca de R$500 milhões.
Como as operadoras estão fora do projeto, ao entrar em operação, espera-se que a concorrência na internet brasileira abra espaço para novos grupos operadores e uma redução drástica no custo final da internet para a população. A ligação direta entre São Paulo e Nova Iorque irá reduzir os custos operacionais em cerca de duas a três vezes.
Qualidade na internet e democracia no seu uso
Quando o assunto é qualidade, a Target Host, empresa de hospedagem de sites, já trabalha com a excelência e com a busca por novas tecnologias. Entretanto, a melhora da internet como um todo agrega valor a todos e melhora os serviços prestados de maneira direta. Além disso, a democratização é parte de um processo que o mundo já passou e que no Brasil ainda está em vias de realização. Lembrando que não é apenas a internet que passará por melhorias. As novas tecnologias irão privilegiar TV à cabo e linhas telefônicas.
Vale lembrar que o Seabras-1 é o primeiro que entrará em operação, mas novos cabos farão ligação entre o Brasil e a Europa e África também. Para se ter uma ideia da necessidade de crescimento dos investimentos, todo ano, o tráfego na internet cresce cerca de 40% e o que existe hoje já está próximo ao limite de sua vida útil.