Hoje em dia, já é inviável para algumas empresas não ter sistemas informatizados. Tanto para controles internos (como um sistema de mensagens ou controle de ponto), quanto para externos (aplicativos, dados de clientes etc), todas as informações de importância para a empresa precisam estar arquivadas em locais de confiança, para não haver problemas de furto de dados ou até a perda de tais conteúdos. Por isso é importante ter um Data Center eficiente. Mas… o que é um Data Center?
Chamado também de Centro de Processamento de Dados, o Data Center é um ambiente (uma sala, mesmo) projetado para reunir servidores, sistemas de rede e equipamentos de processamento e armazenamento de dados. Nele, há tudo o que existe na empresa. Portanto, é importante que seja prevenido contra incêndios, pragas e umidade, para que não haja problemas com os equipamentos.
É pensando justamente nesses cuidados que, ao projetar-se um Data Center, é necessário também desenhar o esquema de refrigeração. Ele tem que ser o mais eficiente possível, afinal a temperatura do ambiente também influencia no desempenho dos hardwares. Por essa razão, em muitas das vezes, os racks (uma espécie de “armário”, onde os computadores são disponibilizados) são organizados em fileiras, uma de frente à outra mais próxima. Assim, são feitos pares de racks, o que faz com que o ar quente que sai dos computadores se acumule e ascenda. O lado oposto, onde fica a saída de ar frio, faz com que o ar quente seja atraído. Desta maneira, todo o ar do ambiente entraria num ciclo, fazendo com que a refrigeração do ambiente seja otimizada e com que o servidor trabalhe em perfeitas condições. >
O Data Center agrupa as operações e os equipamentos de TI de uma empresa. Ele toma os sistemas mais essenciais da rede e que são fundamentais nas atividades diárias. Por conta disto, os pontos principais são a segurança e a confiabilidade.
E por falar em segurança, é necessário verificar quais são as certificações de proteção do Data Center em questão. O tão famoso medidor de qualidade ISO também se aplica ao mundo dos Data Centers, por exemplo. A Certificação ISO/IEC 27001 é reconhecida e cobrada por quem entende do assunto.
Data Centers não são padronizados
Cada Data Center é único, pois cada empresa precisa de uma estrutura que condiga com suas necessidades. Por lógica, uma pequena empresa não precisa de um Data Center do mesmo tamanho que o IBGE possui, por exemplo. Por isso, é importante que a organização procure saber qual a opção mais viável para si.
A Target Host, especializada em hospedagem de sites, possui seu próprio Data Center em sua infraestrutura e está preparada para receber as demandas dos seus projetos. Já procurou saber sobre os nossos planos? Entre em contato e peça um orçamento.