SPAM é a sigla de “Sending and Posting Advertisement in Mass”. Na maior parte dos casos, um spam acontece quando há envio de publicidade em massa. No dia a dia, as mensagens eletrônicas que chegam em grande quantidade aos nossos e-mails, blogs, redes sociais e outras plataformas, podem ser configurados como SPAM.
O objetivo do SPAM, na maioria das vezes, é vender produtos e serviços para os destinatários. Porém, em alguns casos, as mensagens podem conter material impróprio ou criminoso; como vírus para obter dados pessoais dos usuários da rede (número do cartão de crédito e senha bancária, por exemplo).
Quem espalha SPAM é chamado de “spammer”. Quando as mensagens são enviadas com um objetivo comercial, de boa-fé, elas podem conter promoções, novidades sobre produtos e serviços, entre outros conteúdos publicitários.
Quando o SPAM é criminoso, em geral, solicita que o usuário preencha um formulário com informações que tenham dados do cartão de crédito, para pagamento de algum boleto, alerta sobre atraso no pagamento de faturas, entre outros golpes. É preciso tomar bastante cuidado!
Tipos mais comuns de SPAM
SPAM para golpes e estelionatos
Infelizmente, uma grande parte dos SPAMs são criminosos e feitos com o objetivo de dar um golpe na vítima. Por isso, a recomendação é duvidar de e-mails e mensagens que ofereçam grandes vantagens. Se pedirem para preencher um formulário, desconfia. Empresa de telefonia, gás, energia também não costumam enviar e-mails para seus clientes. Também é importante duvidar de qualquer e-mail que esteja com o endereço do seu banco. Neste caso, fale com o seu gerente!
SPAM para publicidade
Esse é, sem dúvidas, o tipo de SPAM mais popular que existe. Diariamente, somos vítimas de uma enxurrada de e-mails e mensagens eletrônicas promocionais, que são divulgações de produtos e serviços.
SPAM que tem vírus
O SPAM também pode conter vírus e infectar o computador do usuário. Por isso, a recomendação é não abrir e-mail, link e outras mensagens que você não conheça.
Outros tipos de SPAM
Existem também outras maneiras de propagar SPAM, entre elas, boatos e notícias falsas que são espalhados por meio eletrônico e digital, correntes e simpatias que pedem o compartilhamento da própria mensagem para que um milagre aconteça ou uma arrecadação de fundos para um objetivo nobre, além de mensagens que contenham material ofensivo sobre alguma empresa, instituição ou pessoa.
Dicas anti-SPAM
Como já explicamos acima, uma grande quantidade de SPAM é enviada com vírus e com o objetivo de lesar financeiramente o usuário. Além disso, o excesso de propaganda que nós recebemos todos os dias causa transtornos, desorganiza nossa caixa de e-mails, traz informações inúteis sobre produtos nos quais não estamos interessados, entre outros desconfortos.
Por isso, é importante se proteger contra o SPAM e, para isso, separamos algumas dicas que podem ajudar bastante a lidar com essas mensagens indesejadas.
- Se não conhece ou desconfia do conteúdo de alguma mensagem, não abra!
- Jamais coloque informações pessoais e bancárias em sites duvidosos.
- Não clique em links que são enviados por SPAM.
- Não informe seu e-mail para fontes suspeitas.
- Se possível, tenha um e-mail pessoal e outro e-mail só para ser usado para fins comerciais e promocionais, usando este para cadastros em empresas.
- Tenha um programa anti-spam eficiente.
A Target Host, empresa de soluções de internet, é especializada em hospedagem de sites. Para utilizar todas as vantagens da tecnologia em sua empresa, é só falar com o setor de atendimento agora mesmo! >