Você ainda não sabe o que é Experiência do Usuário? O tema, que também pode ser chamado de User Experience ou apenas UX, é bastante comum para quem é Web designer ou desenvolvedor de sites. Aqui, nós vamos explicar um pouco sobre esse vasto tema e como ele pode beneficiar o desempenho e os resultados obtidos no seu site.
O que é Experiência do Usuário?
A Experiência do Usuário, conforme o que a ISO 9241-210 definiu, trata-se das respostas e percepções de uma pessoa sobre um produto, sistema ou serviço.
A Experiência do Usuário pode ser utilizada, como sugerido acima, para produtos físicos e até para coisas intangíveis, como o serviço de um restaurante, por exemplo. Aqui, focaremos apenas nas aplicações digitais do assunto.
Na internet, nenhum site vem com manual de instruções, e o usuário vai usar o site como ele achar que deve ser utilizado. Logo, é trabalho do web designer e/ou desenvolvedor fazer com que o site se torne mais fácil de se utilizar. E o profissional pode recorrer a algumas ferramentas que o auxiliem a verificar se o usuário está realmente usando o site conforme o planejado.
O desenvolvedor pode inserir metas do Google Analytics, por exemplo, para saber se o usuário está acessando as páginas que levam o usuário à conversão. Ou o web designer pode utilizar uma cor que contraste ao restante do site para que chame mais atenção a determinada área ou botão. Ainda é possível utilizar mapas de calor, para saber em quais áreas o usuário está clicando mais e, a partir disso, realizar modificações no site.
Quais as vantagens de utilizar a Experiência do Usuário em meu site?
A vantagem de utilizar a Experiência do Usuário para reorganizar o seu site é que ele ficará mais fácil de usar, afinal, ele poderá ser remoldado a partir dos hábitos de uso de quem navega nele. Logo, a tendência é que a conversão do seu site aumente.
Entretanto, para saber se as mudanças estão funcionando, é preciso testar. Existem ferramentas que permitem fazer com que seu público veja duas versões de site diferentes e, a partir dele, medir qual dá mais resultado. Testes são fundamentais para ter uma boa resposta de experiência do usuário e, assim, obter vantagens.
Outra vantagem é que você pode saber exatamente qual é o tipo de conteúdo que o seu cliente em potencial mais se interessa e também qual assunto mais gerará conversão. Ou seja, você consegue conhecer o seu público a partir de fatos, não de suposições.
Conte com a Target Host
Em meio a tantos testes, é fundamental ter um servidor que comporte todas as suas ideias. Por isso, não deixe de conferir os planos e serviços que a Target Host, empresa de soluções de internet, pode oferecer a você e sua empresa. Também não deixe de conferir nosso guia de empresas de webdesign, que poderão criar um site com uma UX impressionante para você.