O DDoS (Distributed Denial of Service) é um tipo de ataque cibernético em que um site ou servidor é sobrecarregado de forma a impedir o seu funcionamento normal. Esse tipo de ataque pode ser muito prejudicial para uma empresa, pois pode causar grandes perdas de clientes e de vendas.
Ademais, um ataque DDoS pode ser muito custoso para uma empresa, pois é necessário contratar um serviço especializado para mitigar o ataque. Em seguida, vamos abordar o que é DDoS, como acontecem esses ataques e como preveni-los. Confira em seguida.
O que é DDoS?
Desde os primeiros dias da internet, os ciberataques vêm se tornando cada vez mais comuns e sofisticados. E um dos tipos de ataque mais temidos é o DDoS, que pode deixar um site ou servidor totalmente inacessível. Mas afinal, o que é um ataque DDoS? Como ele funciona? E como você pode proteger seu site contra esse tipo de ameaça?
DDoS é um tipo de ataque que visa sobrecarregar um servidor de modo a impedir o seu funcionamento normal. O ataque pode ser realizado de diversas formas, mas a mais comum é o envio massivo de solicitações para um determinado servidor de forma a sobrecarregá-lo e impedir que ele atenda às solicitações legítimas.
Como um ataque DDoS funciona?
Os DDoS são um tipo de ataque de negação de serviço que visa sobrecarregar um sistema ou servidor com solicitações de conexão para que ele fique indisponível. Isso é feito por meio de um grande número de computadores infectados por um malware que são usados para enviar essas solicitações em massa.
O objetivo final é impedir o acesso a um site ou serviço on-line, geralmente por tempo indeterminado.
Portanto, um ataque DDoS geralmente envolve a participação de centenas (ou até mesmo milhares) de computadores conectados à internet – os chamados “bots” ou “zumbis”. Esses computadores são infectados por malware e passam a executar as instruções do hacker sem o conhecimento do proprietário. Em outras palavras, esses dispositivos são controlados à distância pelo invasor sem que eles saibam.
Por que os ataques DDoS são perigosos para os sites?
Os ataques DDoS são perigosos para os sites porque podem causar interrupções no serviço, diminuir a velocidade do site e até mesmo levar à falta de acesso ao site. Além disso, esses ataques podem ser usados para roubar informações confidenciais ou para obter um controle sobre o site.
Uma vez reunido o número suficiente de bots controlados pelo hacker, ele então envia instruções para que todos esses dispositivos acessem simultaneamente um determinado site ou servidor – gerando, assim, uma enorme quantidade de tráfego na rede e sobrecarregando completamente o alvo do ataque.
Com isso, fica impossível para as requisições legítimas passarem e o site acaba ficando inacessível para todos os usuários.
Em outras palavras, um ataque DDoS impede que um site ou serviço on-line fique disponível para os seus usuários. E isso pode causar sérios prejuízos para uma empresa, já que afeta diretamente a disponibilidade do seu serviço.
Como prevenir um ataque DDoS?
Uma maneira de prevenir um ataque DDoS é ter um plano de ação em vigor para quando ocorrerem esses incidentes. Seu plano deve ser detalhado e envolver todas as partes interessadas, incluindo provedores de serviços de internet, fornecedores de segurança e outros parceiros críticos.
Portanto, é importante monitorar continuamente seus sistemas e aplicativos para identificar possíveis vulnerabilidades que possam ser exploradas por invasores.
Outra medida que pode ser tomada para prevenir ataques DDoS é limitar o acesso às suas redes e sistemas apenas para usuários autorizados. Essa restrição pode ser implementada por meio de controles de acesso baseados em funções ou na utilização de soluções de autenticação forte, como o uso de certificados digitais.
Contudo, é importante manter os sistemas e os softwares sempre atualizados com as últimas correções de segurança disponíveis, pois isso impede que os invasores aproveitem as vulnerabilidades conhecidas para realizar seus ataques.
Como se proteger de um ataque DDoS?
A melhor forma de proteger seu site contra esse tipo de ataque é utilizando uma hospedagem que ofereça essa proteção. Existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço, garantindo que o seu site esteja sempre on-line e funcionando corretamente, mesmo em momentos de grande tráfego.
Além da hospedagem, outra forma de prevenir ataques DDoS é utilizando um firewall adequado e configurado para bloquear esse tipo de tráfego. Também é importante manter os softwares do seu site sempre atualizados, pois muitos ataques são feitos explorando vulnerabilidades que já foram corrigidas em versões mais recentes.
Hospedagem para sites: uma forma de se proteger contra ataques DDoS
Os ataques DDoS são cada vez mais comuns e é importante estar preparado para lidar com eles. Se seu site é alvo de um ataque DDoS, ele pode ficar fora do ar por um longo período, prejudicando a sua receita e seus negócios.
A TargetHost oferece planos de hospedagem de sites que contam com proteção contra esse tipo de ataque. Confira nosso site e escolha o plano ideal para o seu negócio.