Hoje, existem bilhões de internautas em todo o mundo. Uns usam a internet para lazer, outros para trabalho e muitos para compras. Como um tsunami, as vendas online cresceram muito em vários países. Para não ficar de fora desta onda, muitas empresas têm buscado soluções para aprimorar seu desempenho virtual. Um exemplo é a utilização do recurso de data driven marketing.
O Brasil teve em novembro do ano passado a segunda maior alta da história em volume de vendas online. De acordo com o IBGE, 2018 registrou alta de 2,9% nas negociações virtuais na comparação com o ano anterior. O resultado foi reflexo das vendas da Black Friday e, para o mercado, isso pode ter vários significados.
Economistas afirmam que pode ser um sinal de que o consumidor está retomando a sua confiança com o mercado. Já as empresas de tecnologia enxergam estes promissores números como um termômetro para suas ações de marketing.
Entenda o conceito e a importância do data driven marketing
Para o usuário, navegar na internet pode ser uma simples atividade rotineira. Você pula de página em página, consumindo informações para o seu começo de dia, se diverte com filmes e jogos. O que poucos internautas sabem é que tudo o que fazem na rede é computado, e essas ações são convertidas em dados.
Entre inúmeras funções, estes dados são grandes aliados de empresas. Eles ajudam a melhorar seu desempenho no mundo virtual, e também estreitar relações com quem está do outro lado da tela.
As informações dos usuários, como tempo de permanência e conteúdo buscado, são enviadas para planilhas. Saber, por exemplo que moradores de determinada cidade estão buscando por um serviço específico na internet pode ser decisivo para quem aposta em e-commerce.
Com o tamanho da quantidade de dados gerada, ficaria difícil interpretar todas estas informações. Além de dificultosa, a tarefa não seria eficaz. Não traria a resposta na velocidade que a internet requer. Para auxiliar nesta missão, existe uma ferramenta chamada data driven marketing. Ela nada mais é do que ações de divulgação de uma empresa, embasadas nas informações coletadas na rede.
Com as informações em mãos, a equipe que trabalha com ações para atingir o mercado não saberá apenas onde está o seu público-alvo, mas principalmente como abordá-lo.
Além da otimização do tempo, o uso do data driven marketing permitirá o planejamento e desenvolvimento de ações personalizadas. Será possível abordar o cliente de uma maneira mais pessoal e, com isso, obter melhores resultados.
Uma pesquisa feita recentemente pela Forbes, constatou que líderes de marketing que usam os dados para traçar metas e ações no mercado possuem uma probabilidade seis vezes maior de obter vantagem e lucratividade. O mesmo estudo constatou que 2/3 das empresas que usam estas informações conseguem obter novos clientes.
Independentemente da forma como acessa a rede e para qual finalidade, sempre haverá uma ação de marketing envolvida. A internet está repleta de informações publicitárias, anunciando variados produtos e serviços. E o data driven marketing ajuda a tornar este processo mais fácil e assertivo. Para as empresas, a dica é a seguinte: hoje em dia não basta estar na internet, é importante saber como trabalhar com as ferramentas que ela oferece!
A Target Host é uma empresa que atua no mercado de soluções de internet desde 2003, com locação de espaço para hospedagem de sites na internet e também registro de domínios nacionais e internacionais. Fornece infraestrutura cloud para grandes clientes em todos os estados brasileiros e atua na integração de soluções de internet e e-commerce em todos os segmentos do mercado.