A computação em nuvem (cloud computing, em inglês), é, basicamente falando, uma tecnologia que possibilita o acesso remoto a documentos, músicas, fotos, arquivos em geral e softwares, através da internet.
Como funciona a computação em nuvem
Isso significa que você não fica preso ao pendrive, cd, dvd e nem hd externo para acessar seus arquivos. Basta conectar-se à internet e pegar o arquivo armazenado em algum programa que utilize essa tecnologia. Alguns exemplos são a DropBox, o Google Drive etc.
Na prática, se você deixou o arquivo armazenado em um desses locais, é possível acessá-los de qualquer lugar. Isso torna a necessidade dos dispositivos de memória cada vez menor.
Outra vantagem também é quanto à transferência de arquivos. Um arquivo muito grande não pode ser enviado por e-mail, então, o que fazer? Simples, é só disponibilizar a senha e desta forma a outra pessoa pode acessar e fazer o download.
Outra vantagem é a possibilidade de hospedar sites em nuvem. Desta forma você não fica refém de um hardware específico.
As principais vantagens da computação em nuvem
Podemos destacar o Google, a Microsoft, HP, IBM, Salesforce, Skytap e até a Amazon como as principais fornecedoras dessa tecnologia. Entre as maiores vantagens estão a rapidez, comodidade, e, principalmente, o acesso remoto e o compartilhamento de recursos para um grande grupo de usuários, às vezes, todos acessando e modificando-os, simultaneamente.
Sem a necessidade de um bom hardware (local onde as informações ficam armazenadas) nos computadores, a tendência é que o preço reduza ao longo do tempo, afinal, tendo a computação na nuvem, para quê precisamos de uma super memória no PC?