Antigamente os provedores de acesso eram escolhidos com base no que dava menos ocupado, quando a conexão ainda era discada. Depois veio a banda larga, mais rápida, e agora você já está se preparando pra colocar seu próprio site no ar. As dúvidas vão aparecendo como antes, só que agora você quer algo mais concreto, já que seu objetivo já não é mais divertimento apenas, existem negócios na internet e tudo será influenciado a partir de suas escolhas.
A plataforma, bem como a hospedagem de sites, são elementos fundamentais para o sucesso, principalmente pela dificuldade que se tem em algumas, para fazer inserção de conteúdos, manutenções rápidas e outras situações. Se seu site não será um e-commerce, a escolha não é tão complexa. O Joomla e o WordPress, apesar de terem diferenças que devem ser observadas, atendem um público parecido. Vale ressaltar que o primeiro foi feito para ser plataforma de sites e o segundo para blogs.
Vantagens de cada plataforma
- Joomla – Muita organização na estrutura do site e dos códigos aplicados; enorme facilidade em exportar e importar backups do server para a hospedagem.
- WordPress – Interface simplificada, intuitiva e muito dinâmica; plataforma ideal para sites simplificados, já que é muito fácil gerir seu conteúdo.
Desvantagens de cada plataforma
- Joomla – Dificuldade para pessoas que não dominam linguagens HTML e CSS; dificuldade para inserção de novos conteúdos por qualquer pessoa, necessitando, por vezes, de suporte.
- WordPress – Plataforma apresenta enorme dificuldades em inserção de templates complexos; apresenta dificuldade em desenvolver em local, já que funciona melhor em tempo real.
Site deve ser desenvolvido de acordo com sua finalidade
Deve se escolher uma plataforma de acordo com a finalidade e também a disponibilidade de quem o faz. Afinal, se quem desenvolve tem uma equipe para isso, elementos como facilidade na inserção de conteúdo e uso de linguagens de programação não precisam serem colocadas em questão. Se seu site é de vendas, você precisa se preocupar com segurança, facilidade na gestão das operações e outros quesitos inerentes ao processo. Por isso, é fundamental ter profissionais sempre ao lado para que tudo caminhe de maneira correta.