Sejamos francos: muitas pessoas têm um verdadeiro preconceito com o email marketing. É comum logo pensar em sua caixa de entrada lotada de informações e promoções que nem sempre serão interessantes ao usuário. Isso se deve ao fato de que, até pouco tempo atrás, muitas empresas não tinham boas estratégias de como planejar e executar o email marketing de forma eficiente. Mas, ultimamente, novas formas de pôr essa tática em ação têm dado ótimos retornos a quem investe nela, principalmente no que se refere ao financeiro.
Os objetivos do email marketing
Nem só de anúncios e vendas vive uma empresa. Faz parte da comunicação corporativa tratar de outros temas institucionais, como o envio de um parabéns pelo aniversário do assinante ou uma declaração de apoio a causas sociais, por exemplo. E usar o email marketing para uma comunicação direta com o consumidor é uma ótima tática de fidelização da clientela.
E mesmo que o objetivo principal seja a venda, ainda existem ótimas formas de incentivar o público a ler o conteúdo ou a clicar e consumir a oferta. Por exemplo, usar o espaço para o assunto do e-mail com um CTA (sigla em inglês para Call to Action, que significa “Chamada para ação”) atraente do tipo: “Se você soubesse o tamanho do desconto que tem aqui nesse email, você já teria clicado!”. E, claro, dar descontos exclusivos (e interessantes) para quem lê o conteúdo. Atualmente, existem empresas de e-commerce que têm com o email marketing como a principal fonte de receita e que, se parassem de usá-lo, simplesmente quebrariam. Ou seja:
Email marketing funciona!
Mas, para que funcione de verdade, é importante que haja estratégias também sobre para quem disparar um email. Se o seu público é bastante variado, certamente não serão todos que se interessarão pelo assunto tratado (mesmo se for uma grande promoção). Pensando em economia e eficiência, é mais viável enviar um mesmo email para menos pessoas, porém segmentadas num mesmo nicho. Aqui, quantidade não é qualidade.
Empresa de serviços de email marketing
E aí, está pensando em começar a trabalhar com email marketing na sua empresa? Ou você já trabalha, mas está insatisfeito com quem o gerencia? Nós da Target Host, empresa de soluções de internet, temos planos de email marketing compatíveis com o seu negócio. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.
Veja alguns exemplos de e-mail marketing para se inspirar.