A Game Developers Conference serve como um palco para novidades de programação há anos. Em 2014, não será diferente – e uma das atrações que mais cria expectativas é o lançamento do DirectX 12. No anúncio da nova versão da plataforma Microsoft, pode-se ver a parceria com outros peixes grandes, como a Nvidia, a Qualcomm, a Intel e a AMD.
A importância do DirectX
O DirectX é uma das mais antigas interfaces de programação de aplicativos – e uma das mais usadas. O que ele faz? Em vez de um desenvolvedor de jogos ter que programar pixel a pixel em uma tela (e adaptar essa programação para cada modelo de placa de vídeo existente), ele insere comandos na plataforma e ela os traduz para a placa de vídeo.
O que diferenciou o DirectX de outras interfaces?
O fato de ele ter sido criado especialmente para jogos. Além dos gráficos, as funções do DirectX incluem:
- DirectDraw – ferramenta para os objetos na tela;
- Direct3D –ajuda a criar a tridimensionalidade, um dos maiores desafios na hora da programação visual de um jogo;
- DirectSound – responsável pela sonoplastia;
- DirectMusic – usada para o desenvolvimento de trilhas sonoras nos jogos;
- DirectPlay – facilita a interação entre jogos dentro de uma rede.
E o que diferencia o DirectX 12 das outras versões?
Uma das críticas mais recente que Anuj Gosalia, o gerente de desenvolvimento de gráficos da Microsoft, mais escutava é a pequena quantidade de hardwares aceitos pela plataforma. E, no mundo mobile de hoje em dia, o DirectX 11 também deixava a desejar na ferramenta para smartphones, tablets e consoles.
Nós da Target Host estaremos de olho na Game Developers Conference, que vai acontecer em São Francisco, entre os dias 17 e 21 de março. Além do DirectX 12, vários novos jogos serão revelados ao público. Quais deles você quer ver serem lançados na conferência? Conte aqui! >