De tanto que você já navegou por aí, já deu para perceber que cada domínio pode possuir uma terminação diferente, não é? Mas afinal de contas, o que significa essa diferenciação no final de um domínio? Mas, qual a diferença entre .com, .com.br, .net etc? Isso é o que vamos ver agora.
O que são TLD, gTLD e ccTLD?
Para começar, vamos falar sobre os mais conhecidos do mercado como o .com, .com.br, .net e .org, que são conhecidos como Top Level Domain (TLD), ou seja, os domínios de primeira linha. Porém, ainda dentro desta classificação, encontramos os gTLD, que são os domínios genéricos: .com, .net e .org.
Dentro dos domínios de primeira linha, há ainda outra categoria que vem se popularizando cada vez mais, a ccTLD, que significa Country Code Top Level Domain e é composta pelas extensões que representam países. Aqui no Brasil, usamos o .com.br, em Portugal, usa-se o .pt ou .com.pt, e por aí vai. Em alguns casos, apenas empreendedores locais podem registrar usando o domínio específico.
A terminação de domínio e sua relevância
Agora que você já sabe sobre as principais categorias de domínios, é importante pensar em qual você irá escolher para o seu site. No momento do registro de domínio, é necessário pensar em como isso irá afetar o posicionamento do site no Google. Segundo alguns profissionais, a terminação não influencia diretamente, mas escolher uma terminação que esteja de acordo com o público alvo do seu conteúdo, pode ajudar o posicionamento do site.
A principal relevância na escolha da terminação tem a ver com a credibilidade que seu site irá passar para os usuários que o acessarem. Usar um domínio comum, ajuda a garantir que os consumidores acreditem na veracidade do seu conteúdo. Afinal de contas, é muito mais provável que um site .com.br seja melhor visto do que um .eu, por exemplo.
Tenha cuidado com alguns domínios
Falamos muito sobre terminações conhecidas e populares e até mesmo a relevância da escolha do domínio para o seu negócio. Porém, é importante alertar também para alguns pontos que podem prejudicar o seu site. Por exemplo, a terminação .info não é muito bem vista pelo Google, já que um tempo atrás, foi muito utilizada por spammers.
Outro ponto que merece atenção é que nem todos os domínios existentes, estão disponíveis para você. Alguns, como dissemos no início do texto, exigem que você seja empreendedor local para utilizar, como é o caso da Dinamarca (.De) e de Cuba.
Colocar seu site da melhor forma possível no ar é um trabalho que exige muitos processos. O domínio é o primeiro passo e faz parte da estratégia de comunicação do seu negócio. Aqui na Target Host, nós cuidamos do seu site desde os primeiros passos. Entre em contato conosco e saiba mais!