Nós não duvidamos de que há motivos de sobra para você realizar suas compras pela internet. Isso porque não é necessário lidar com vendedores inconvenientes, e encarar filas enormes de pagamento. Além do mais, pela internet você tem mais facilidade para encontrar o que precisa. Pode pesquisar melhor sobre o preço de algum produto, fazendo a compra no momento que quiser.
O grande problema são os cuidados que devem ser tomados. Para fugir da “dor de cabeça”, nós da Target Host separamos algumas dicas para ajudar a sua compra online ser bem sucedida e evitar transtornos.
Dicas para comprar pela internet
- Em primeiro lugar, verifique se a loja online informa o seu CNPJ, telefone e endereço. Em maio de 2013, um decreto que determina uma série de obrigações para o e-commerce no Brasil entrou em vigor. Entre elas, está a determinação para que lojas online informem em um local visível de seu site, o seu número de CNPJ, endereço físico e número de telefone. Caso o site não apresente esses itens, é recomendável não seguir com a compra, mesmo que seja atraente.
- Vale lembrar que nenhuma loja irá existir para ter prejuízo, então, desconfie sempre de preços muito abaixo da média do mercado. Se você deseja comprar um iPhone e sabe que a média desde produto no Brasil é de R$ 2.000, encontrá-lo por R$ 1.000 significa que tem alguma coisa errada. Por este motivo, não acredite em ofertas muito generosas.
- O prazo de entrega foi considerado longo ou não foi informado? Tome cuidado! Isso pode significar que a empresa não possui o item no estoque. Provavelmente, precisará de tempo para obtê-lo com o fornecedor. Normalmente o período fixo de entrega de um produto é de 5 dias úteis. > portanto
- Procure ficar informado sobre a qualidade e reputação da loja. O preço e o prazo de entrega não são os únicos itens que devem ser considerados na hora da sua compra. É importante pesquisar sobre como é o atendimento ao cliente. Essas informações você pode encontrar no Google, na fanpage da loja, nas outras redes sociais e no site do Reclame Aqui.
Não esqueça de observar se o site da loja online oferece selos como “Internet Segura” e “Site Seguro”. Esse tipo de informação indica se a empresa tem as medidas necessárias de segurança para lidar com as suas informações. Há em algumas lojas online permissão ao cliente para guardar em seu cadastro os dados do seu cartão de crédito para contas futuras. É recomendável não fazê-lo!
Agora que você está imune às armadilhas da internet, aproveite e faça suas compras de forma consciente!