As principais vantagens do uso da computação em nuvem são, provisionamento dinâmico de recursos sob demanda, escalabilidade, cobrança baseada no uso dos recursos, gerenciamento unificado do sistema e possibilidade de distribuição geográfica dos recursos. Então, as aplicações podem ser acessadas de modo remoto, com uma simples conexão a internet. Acabando com a restrição de acesso no ambiente local. O trabalho entre as equipes e o compartilhamento de dados se tornam mais simples.
Alocação de recursos em uma nuvem híbrida
Na nuvem híbrida utilizamos os dois modelos de nuvem pública e privada. Permitindo que uma nuvem privada possa ter seus recursos ampliados. Isso, a partir da alocação de recursos em uma nuvem pública. Esta configuração permite manter níveis de serviço elevados mesmo que existam oscilações rápidas na demanda por recursos.
Entre de serviços de computação em nuvem são os mais comuns: SaaS (Software as a Service, software como serviço), IaaS (Infrastructure as a Service, infraestrutura como serviço) e PaaS (Platform as a Service, plataforma como serviço).
Um recurso eventualmente fundamental para o funcionamento de uma nuvem híbrida é a conexão direta entre a nuvem privada e pública. Com a configuração de uma conexão privada entre as duas nuvens. Este recurso está disponível para a maioria das nuvens publicas entretanto sua viabilidade econômica ainda é restrita a grandes projetos.
A modalidade de nuvem híbrida é bastante utilizada pelas empresas. Esta, é a mais adequada para a maioria dos modelos de negócios. Durante a sua elaboração é preciso analisar profundamente quais sistemas devem ficar em cada ambiente e como será esta arquitetura. Os grandes benefícios da nuvem híbrida são obtidos quando o projeto é calculado de forma a obter a máxima performance e o menor custo. Aproveitando os recursos no ambiente local, nuvem privada e no ambiente remoto, nuvem pública.