Nos últimos tempos, cada vez mais tem se falado em uma nova forma de fazer marketing, com o objetivo de conquistar e manter mais clientes e de forma mais assertiva. O inbound marketing tem sido responsável por excelentes resultados em diversos projetos e ela também pode ser usada para o seu negócio. Mas, para isso, talvez seja necessário realizar alguns pequenos ajustes em seu site ou na estratégia usada na sua comunicação. Vamos explicar melhor sobre o assunto.
O que é inbound marketing?
Primeiramente, precisamos esclarecer o que seria exatamente o inbound marketing. Muitas vezes, é traduzido por Marketing da Atração. O que já introduz bastante a dinâmica da prática: criação de conteúdo tendo em vista a atração de um público-alvo específico, para que futuramente se possa comunicar com o cliente em potencial de forma direta e, assim, manter um relacionamento duradouro.
Desta forma, temos dois pontos principais para que o inbound marketing funcione:
1) Nos primeiros passos, a sua empresa precisa estar em segundo plano, afinal, no inbound marketing, a conquista se dará pelo conteúdo oferecido.
2) De alguma forma, é preciso garantir que esse relacionamento seja prolongado. O cliente em potencial será cada vez mais conquistado, por etapas. Essa é a definição de um funil de vendas.
Talvez, seja mais fácil de entender ao ver uma representação visual do que é um funil de vendas.
O conceito de funil de vendas
O inbound marketing considera que cada cliente em potencial precisa de etapas para que se transforme em uma conversão, e assim se torne um cliente fidelizado. E faz parte da estratégia se preparar para todas essas etapas também.
Existem pelo menos 4 principais etapas dentro de um funil de conversão. São eles:
- Topo – Captação
- Meio – Convencimento
- Fundo – Conclusão e retorno
No topo, estão todas as pessoas que se interessam pelo assunto que você oferece, mas que sequer sabem que precisam do seu produto ou serviço. Para conquistar essas pessoas e passá-las para a próxima etapa, é importante expor seu conteúdo, não só em redes sociais, mas também em artigos no blog do seu site ou em vídeos, por exemplo. E, lembrando: a sua empresa precisa estar em segundo plano. Aqui, o cliente será convencido apenas pelo conteúdo oferecido na comunicação.
Entretanto, é necessário já conseguir criar um vínculo com o cliente em potencial de alguma forma. A captação do e-mail é uma técnica bastante usada. Por exemplo: se a sua empresa é uma academia, vale a pena criar um blog falando sobre os benefícios de uma vida saudável, sem mencionar a sua marca de forma alguma neste primeiro momento, mas já oferecendo mais informações por e-mail.
O meio é a etapa em que a sua empresa será relacionada ao conteúdo que foi oferecido. Nesse caso, é importante não só transformar esses visitantes em leads, mas também os qualificar de acordo com seu comportamento. E esse comportamento será analisado de acordo com chamadas e ofertas que serão comunicadas diretamente para esse cliente ainda em potencial. Por isso, não tem como prever quantas etapas serão necessárias para que essa conversão aconteça.
O fundo do funil é a conclusão, a conversão em si. E agora é hora de convencer o cliente de que a sua empresa é a melhor e vai poder resolver as necessidades dele. E mais: manter o cliente no fundo do funil, sempre o fazendo converter de novo e de novo. Para que isso funcione, é fundamental ter um planejamento assertivo de e-mail marketing e remarketing, por exemplo.
Quais os benefícios do inbound marketing?
Tendo em mente que a parte de convencimento do cliente se dará apenas do meio para o final do funil, fica mais fácil estabelecer um relacionamento mais próximo dos clientes em potencial, afinal o poder de persuasão é aumentado. Assim, você consegue aumentar o ticket médio e, consequentemente, os resultados.
Outro ponto positivo é que o ciclo de venda se torna menor e, consequentemente, mais fácil uma nova conversão pelo mesmo cliente.
Como posso usar meu site para isso?
Ao longo do artigo, citamos alguns veículos de comunicação que podem ser utilizados para o inbound marketing. Blog, captação de e-mail, remarketing… Essas coisas demandam um serviço de hospedagem.
Considere formar uma equipe ou procurar uma empresa especializada em marketing digital que possa ajudar sua empresa a criar uma campanha adequada de inbound marketing.
Hospedagem de sites
Se você ainda não tem um site que comporte uma grande estratégia de inbound marketing ou um serviço de e-mail marketing, não deixe de procurar sobre o que a Target Host, empresa de soluções em internet, tem a oferecer. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais detalhes sobre nossos serviços e planos de hospedagem de sites. >