Como usar a internet móvel a seu favor?

A internet móvel já é uma realidade em todo o Brasil. Apesar de ainda não ser uma das melhores do mundo, a maioria dos Brasileiros já navega mais através de smartphones do que notebooks ou desktops, desde 2014. E isso reflete na forma de como nós usamos a rede. O crescimento da versão mobile de diversos sites já pode ser visto.

Mulher sorrindo usando smartphone na rua | Como usar a internet móvel a seu favor?

Mesmo que se navegue em uma banda larga de alta velocidade ou em uma conexão 3G lenta, estudos comprovam que 40% dos internautas não esperam mais que 3 segundos para que uma página carregue. Caso contrário, eles abandonam o site. Esse dado pode ser visto por alguns como um ponto desanimador. Para outros, um desafio. E para os que encaram como desafio, a internet móvel pode ser usada como algo positivo para aumentar os acessos ao seu site. Mas… como usar a internet móvel a seu favor?

Mobile first

O mobile first, uma expressão cada vez mais comum no dia a dia de web designers e desenvolvedores web, é a técnica de fazer um site planejado primeiro para a visualização em dispositivos mobile. Isso é vantajoso de diversas formas, mas principalmente porque a usabilidade do site ficará melhor adaptada justamente para o tipo de dispositivo mais utilizado.

A usabilidade é um item que também deve ser pensado na hora de criar um site. Construa o seu projeto sempre procurando colocar os principais itens de fácil alcance. Assim, o usuário perde menos tempo procurando o que precisa, sendo assim mais difícil dele se cansar de navegar sem ter encontrado o que queria.

AMP

Já ouviu falar sobre o AMP? Em inglês, a sigla significa Páginas Móveis Aceleradas. Ou seja, ele é um acelerador de carregamento de páginas, quando estão em versão mobile. Na prática, o AMP promove a criação de sites e anúncios de rápido carregamento. Isso se traduz em versões leves, compactadas e objetivas, que são mais indicadas para quando o usuário está navegando por uma rede de dados móveis.

Plataformas de busca, como o Google, dão prioridade a sites e páginas que possuem esse tipo de tecnologia justamente por tornar a experiência do usuário mais fluida e com menos interrupções. Assim, ao optar por ter também essa versão de página no seu site, você é beneficiado duas vezes: primeiro, por dar uma melhor experiência ao usuário de smartphones e, depois, por ter mais destaque e melhor posicionamento nos resultados de busca.

Já prestou atenção nos vídeos e imagens do seu site?

Nenhuma das opções acima vão surtir efeito se você ainda insistir em inserir fotos e/ou vídeos pesados em seu site. No caso das imagens, é recomendado que se utilize a opção “salvar para web” quando for finalizar algum arquivo nos programas de edição.

No caso dos vídeos, é mais interessante não salvá-los diretamente no seu servidor e hospedá-los em plataformas de vídeos mais rápidos, como o YouTube ou o Vimeo, quando possível. Isso porque todo o resto da página seria carregado sem depender do andamento do carregamento do vídeo.

Adquira um servidor ideal para o que você precisa

Dependendo do número de pessoas que estejam acessando o seu site ao mesmo tempo, o tempo de carregamento do seu também pode ser maior do que o normal. Por esta razão, é importante ter um planejamento e acompanhar o número de pessoas que costumam acessar ao seu site. Na verdade, o ideal mesmo é sempre ter uma contagem para cima, pois cada visita é uma conversão em potencial e você não quer justamente perder aquela visita que pode ser o diferencial entre o lucro e o prejuízo do seu site, não é mesmo?

Dessa forma, você não pode hospedar o seu site em um servidor que te deixe na mão. E a Target Host, empresa de serviços de internet, conta com diversos planos de hospedagem que vão ao encontro do que você precisa. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.