Comprar na internet não é mais nenhuma novidade. Estudos mostram que, em 2016, aproximadamente 15% das lojas funcionam somente na versão virtual. Mas ainda existem muitas pessoas que se negam a realizar compras pela rede, por medo de uma série de consequências atribuídas a invasores mal-intencionados. Então, como conseguir convencer os seus clientes em potencial de que a sua empresa possui um site seguro, e não perder freguesia por conta do medo?
Dê dicas de como comprar na internet com segurança
O ideal é mostrar aos usuários (e ter) em seu site pontos de segurança, além de fornecer dicas de como agir na internet, preservar seus dados e manter-se distante de práticas comuns, como por exemplo o fishing, que é a pesca de vítimas através de links compartilhados por e-mails duvidosos e/ou spam.
Por exemplo, o seu site precisa ter o protocolo https, que é diferente do http por dar uma proteção maior a invasores. E evidencie aos seus usuários que o seu site é seguro justamente por ter o selo do protocolo (normalmente, quando o site está preparado com ele, o seu endereço é iniciado com um pequeno cadeado verde, ao ser digitado na barra de endereço).
Ao criar um site, também é importante hospedá-lo em um servidor que esteja livre de ataques de invasores. Para isso, existem certificados e garantias especiais, fornecidas às empresas que possuem data centers preparados para tal. Solicite à empresa que irá hospedar o seu site para mostrar as certificações que ela possui. A Target Host, empresa de soluções de internet, possui diversas certificações de segurança.
E se meu site for atacado?
Até os sites de grandes organizações governamentais, como o site da Casa Branca, já sofreram com casos de ataques virtuais bem sucedidos. Ou seja, por mais que a sua proteção seja eficiente, não dá para sempre tratar o seu projeto como um site seguro; nunca será. A solução para isso é também contar com um atendimento sempre pronto para ajudá-lo, que esteja disponível e atento a qualquer princípio de ataque, para que a resposta seja dada o mais rápido possível e os danos sejam minimizados ao máximo.
Ter um site protegido é o primeiro passo para ter uma venda virtual. Portanto, antes mesmo de adquirir um domínio para o site, preocupe-se com a segurança de quem irá acessar a página, além da segurança da própria plataforma.