Você já sabe que precisa de um site para atrair leads, aumentar vendas e tráfego e até compartilhar conteúdo, certo? Mas não sabe como monitorar as visitas ao site? Então, precisa rever seus conceitos e aprender a analisar estrategicamente para mudar o que não está indo tão bem e manter o que está dando resultados. Com algumas ferramentas, é possível fazer essa análise com o objetivo de alavancar ainda mais seus negócios.
Quais as vantagens de monitorar o meu site?
Monitorar o seu site permite ter uma visão global de tudo que acontece nele. A quantidade característica cabível de monitoramento é infinita. É possível analisar quantas visitas o site teve, quanto tempo o usuário navegou nele, a localização, a taxa de conversão, entre outras. Além de dados como esses, também é possível analisar dados técnicos e operacionais, como resolução de tela etc.
A regra é simples: se você conhece seu cliente, pode oferecer um produto ou serviço mais adequado às suas necessidades. O Google Analytics é uma das ferramentas mais utilizadas para essa finalidade.
O que é Google Analytics?
O Google Analytics é uma ótima plataforma de análise WEB eficaz para qualquer site ou blog. E uma das grandes vantagens é que ela é gratuita e só passa a ser cobrada se o site atingir a marca de 5 milhões de visitas. O diferencial do Google Analytics é que a plataforma permite a mensuração de desempenho de diversos canais de entrada do site, como: campanhas de e-mail marketing, campanhas no Google Adwords, tráfego orgânico, sites de referência, redes sociais, além de tráfego direto.
Como monitorar as visitas no site?
A primeira coisa que você precisa fazer é instalar o Google Analytics e acessar com a sua conta do Google. Caso não tenha, pode criar um login e senha. O próprio site do Google Analytics oferece um guia de primeiros passos na própria plataforma.
Utilizar o Google Analytics para monitorar o site
Monitorar visitas
Como já dissemos anteriormente, com o Analytics é possível verificar a quantidade de visitas exatas no seu site. Além disso, dá para saber qual a página mais acessada, quanto tempo o usuário navega no site, quais os assuntos mais procurados e de quais plataformas eles vieram. Você pode aprender a criar uma URL rastreável aqui.
Ticket médio em e-commerce
No Google Analytics, é possível configurar uma meta específica para lojas virtuais que disponibiliza dados e números de receita, ticket médio, total de vendas e produtos mais vendidos.
Sazonalidade
Nas campanhas sazonais, é possível descobrir em quais períodos houve picos de acesso para produtos ou serviços específicos. Esses dados ajudam a traçar melhores estratégias utilizando técnicas que já deram certo no site.
Testes A/B
Os testes A/B servem para avaliar uma mesma estratégia com alguma diferença. Pode ser uma mesma comunicação com imagens diferentes, ou o contrário. Assim, você perceberá o que gerou melhor resultado com seu público-alvo.
Hospedagem de sites
Agora que você já sabe os caminhos para monitorar seu site, precisa contar com uma boa plataforma de hospedagem de sites. A Target Host, empresa de soluções de internet , oferece serviços de hospedagem, registro de domínio, hospedagem e-commerce, entre outros. Entre em contato, confira pacotes e solicite o orçamento!