Todos os dias, o Facebook registra bilhões de acessos no mundo inteiro. Todo o sistema de publicações é organizado por um algoritmo específico, chamado de Edge Rank.
Saiba mais sobre o algoritmo do Facebook
Saber como funciona o algoritmo do Facebook é essencial para melhorar o resultado das publicações na rede social.
As postagens do Facebook chegam aos usuários da rede seguindo 3 critérios:
Relevância
Todos os dias, há uma grande quantidade de publicações, porém as que aparecem ao usuário são apenas aquelas consideradas relevantes de acordo com a afinidade; embora vídeos e fotos possam ser mais relevantes que publicações de texto, por exemplo. Para o algoritmo, publicar pela própria página do Facebook ao invés de usar outros aplicativos para isso também é um índice de relevância.
Afinidade
O algoritmo é capaz de identificar quais amigos ou empresas são mais interessantes para o perfil do usuário através da afinidade, registrada pela interação que este tem com páginas e publicações. Fazer visitas constantes a um perfil ou compartilhar determinados tipos de conteúdo são índices medidos pelo algoritmo.
Tempo
As novidades são identificadas pelo Edge Rank. Publicações mais recentes ganham prioridade no Facebook.
Como melhorar o resultado das publicações no Facebook?
Estima-se que pouco mais de 10% das publicações de uma página no Facebook sejam visualizadas pelas pessoas que a curtiram. Este resultado é preocupante para empresas e influenciadores digitais, que precisam saber trabalhar melhor com o Edge Rank para gerar mais engajamento na rede.
Existem algumas formas de aumentar este resultado, entre as quais se destacam:
Vídeos e Fotos
Vídeos e fotos são mais atraentes. Eles destacam-se no feed por conquistarem a atenção do usuário da rede social em meio a tantas outras publicações. Em geral, é possível aumentar as curtidas, conquistar mais comentários, aumentar a interatividade com o público e até mesmo obter mais cliques em links para redirecionamento. O círculo virtuoso da publicação também ganha volume e relevância.
Interatividade
Publicar conteúdos de qualidade é importante, mas isso não significa interação. É preciso convidar o público a participar de enquetes, fazer perguntas, pedir opinião… Assim, é possível identificar melhor as preferências dos seguidores e aprimorar a linha de publicações.
Horário
Existe o melhor horário para fazer uma publicação no Facebook? Claro que sim! Para isso, é preciso saber quais são os horários de pico do seu público antes de publicar uma notícia, por exemplo.
Periodicidade
Depois de descoberto o horário mais adequado para realizar as publicações, é preciso definir a frequência, não mais que uma vez ao dia. Mas, atenção, é preciso que o conteúdo tenha qualidade, pois apenas publicar para gerar volume não é uma boa estratégia.
Promoção de Conteúdo
Depois de aproveitar as visualizações de forma orgânica, é possível utilizar a ferramenta para promover o conteúdo, fazendo com que a publicação chegue a mais pessoas. Esta á uma estratégia interessante, pois quando o público aumenta através do impulsionamento pago, o tráfego orgânico (não pago) tende a crescer através do Edge Rank.
Conteúdos Autênticos
Conteúdos exclusivos, diferentes e autênticos podem ganhar relevância no algoritmo do Facebook em relação à organização do feed de notícias. Fake news, spam e conteúdos sensacionalistas podem ser identificados e prejudicar consideravelmente o desempenho de uma página na rede social.
Saiba como funciona o algoritmo do Facebook para medir os resultados
E, depois de adotar todas estas estratégias, é possível fazer a análise do resultado na área de Resultados Digitais e Insights. Nesta mesma área, é possível saber o índice de visualização de uma publicação, e identificar a quantidade de interação e clique de uma notícia ou de um vídeo, entre outras métricas.
Coloque sua fanpage para trabalhar a favor do seu negócio ou marca. Aprenda mais sobre o algoritmo do Facebook!