Se você é um usuário assíduo do Youtube, gosta de assistir aos vídeos postados pelos mais diversos canais e quer saber como fazer marketing no Youtube, vamos passar neste texto blog as informações necessárias para ordenar suas primeiras ações de divulgação na plataforma.
Nas pesquisas feitas pela internet, o Youtube aparece como o segundo buscador mais usado, perdendo apenas para o Google. Ou seja, quem não encontra no Google ou prefere assistir a um vídeo sobre o assunto pesquisado, utiliza a plataforma.
O marketing no Youtube tem 1 bilhão de usuários ativos. Todos os meses, 6 bilhões de horas de vídeos são assistidas por usuários do mundo todo. Certamente, uma parcela dessas pessoas faz parte do seu público e inclui potenciais clientes.
O primeiro passo de marketing no Youtube é saber se o seu público assiste a canais que têm ligação com seu produto ou serviço. Exemplo: você tem uma loja de produtos para pesca. Os usuários do Youtube procuram vídeos de pescaria? Se sim, você está no caminho certo!
Criando o conteúdo para a campanha de marketing no Youtube
Se seu público consome vídeos regularmente, qual tipo de conteúdo você deve fazer para suas ações de marketing no Youtube? Neste caso, é preciso pensar em conteúdo de qualidade. Não faça um vídeo apenas por fazer, como se fosse funcionar. Não é assim!
Os vídeos precisam ser profissionais, com edição de qualidade, roteiro (começo, meio e fim), de assuntos interessantes para o público e publicados com frequência, em série. Não é apenas com um vídeo bom que aparecerão os resultados através do marketing no Youtube.
Também é preciso pensar em como converter e, para isso, usar o seu próprio domínio e trabalhar com anúncios vinculados a ele pode ser uma ótima solução. O compartilhamento do material é feito no Youtube. Em geral, você ou sua agência de comunicação pode organizar o marketing no Youtube com 4 objetivos principais:
Educar o mercado: seus vídeos são produzidos para ensinar os clientes como seu produto e serviço funcionam, quais são as soluções que eles apresentam.
Tutoriais: para saber como fazer alguma coisa; vídeos que demonstram o passo a passo, do começo ao fim, costumam atrair muitas visualizações.
Vídeo Ad’s: nesse sistema de marketing no Youtube, os anúncios são organizados para aumentar as visualizações dos seus vídeos. É interessante para canais que ainda estão começando, que precisam ganhar relevância.
O marketing no Youtube também pode ser pensado de forma organizada, já que permite integração com outros canais digitais que sua empresa possui. Também é importante trabalhar com vídeos bastante criativos, que sejam inovadores.
Como potencializar sua estratégia de marketing no Youtube com otimização?
Os vídeos precisam ser otimizados, caso contrário seus resultados podem ser inexpressivos. Para isso, será preciso trabalhar a metadata e todo o conteúdo em texto que tenha ligação com o seu material de vídeo, como:
Title Tag: nesse texto, é preciso trabalhar com a Attention Grabbing Optimization, uma prática de SEO voltada a chamar a atenção do público. Para isso, opte por palavras-chave que sejam de interesse do seu público, logo no início do título. Usar letras maiúsculas pode melhorar bastante o resultado.
Descrição dos vídeos: logo no começo da descrição, coloque os links que direcionam as pessoas para o seu site. Utilize palavras-chave e mantenha o SEO equilibrado.
Tags: coloque as tags que podem facilitar o processo para os usuários encontrarem o seu vídeo mais rapidamente.
Com esses passos, já é possível iniciar suas estratégias de divulgação de vídeos. As dicas de marketing no Youtube apresentadas acima estão bastante distantes do universo de diversas pessoas e, por isso, contar com suporte profissional é essencial para obter bons retornos e mensurar os resultados!