A internet é uma das melhores invenções que temos. Não podemos negar que com ela, as pessoas ficam mais integradas e as tarefas do dia a dia se tornam mais práticas, como pagar uma conta pelo computador ou pelo smartphone, sem necessidade de ir ao banco. Porém, como nem tudo é perfeito, alguns criminosos usam a tecnologia com má-fé, visando conseguir dados pessoais dos internautas, e futuramente, aplicar golpes. Entenda melhor sobre o assunto e fique ligado!
O que é Phishing?
Phishing, que em português significa “pescaria”, é uma prática que criminosos utilizam para roubar as senhas de banco e dados pessoais através de mensagens, e-mails e sites falsos. Ou seja, esses infratores “pescam” dados como senhas de banco, CPF, RG, endereço, entre outras informações.
De onde vem o Phishing?
O Phishing pode acontecer de diversas maneiras, algumas bem simples, como e-mails com links suspeitos, mensagens instantâneas em redes sociais como Facebook, e até SMS. É comum o envio de mensagens solicitando a confirmação ou atualização de alguns dados pessoais, em que o usuário facilmente acredita se tratar de uma solicitação verdadeira, já que os hackers criam sites e layouts idênticos ou muito parecidos com os originais. Por isso, é importante ficar atento e nunca enviar esse tipo de informação, já que bancos e outras empresas não enviam e-mails ou mensagens desse tipo.
Como identificar uma tentativa de Phishing?
Existem algumas maneiras de identificar um Phishing, já que, na maioria das vezes, os criminosos atuam de forma semelhante:
Verifique o endereço de e-mail do remetente
Antes de abrir qualquer e-mail recebido, é aconselhável verificar o nome do remetente. O e-mail é uma das plataformas mais usadas para aplicar o golpe e, na maioria dos casos, o nome do remetente aparece de forma estranha, com símbolos e números. Fique de olho, e caso suspeite que o nome não é confiável, não abra o e-mail.
Verifique a ortografia
Seja um e-mail, SMS ou mensagem privada nas redes sociais, sempre esteja atento aos erros de português. As empresas confiáveis dificilmente enviam mensagens com erros ortográficos ou gramaticais.
Não forneça informações pessoais
E-mails maliciosos pedem confirmação ou atualização de informações pessoais. Bancos e empresas legítimas não pedem essas informações por meio de e-mails e mensagens instantâneas. Caso receba alguma solicitação parecida, não responda.
Verifique a linguagem
As empresas confiáveis e que já tenham algum vínculo com você enviam mensagens e e-mails personalizados com o seu nome. Caso receba uma mensagem sem identificação, com inícios suspeitos, como “Prezado cliente”, fique alerta.
Cuidado com os anexos
Se você não solicitou nenhum documento, não abra e-mails que contenham anexo. A não ser que seja de uma pessoa conhecida.
Como prevenir o Phishing?
A internet é um mundo repleto de conhecimento e informações, mas também é um meio de atrair pessoas inocentes e que estão mais vulneráveis a esses truques e crimes. Existem algumas maneiras de se prevenir contra essas fraudes. Algumas delas são:
- Não abra nem responda mensagens ou e-mails de remetentes desconhecidos ou suspeitos. E jamais forneça informações pessoais.
- Proteja suas senhas e não forneça-as em hipótese alguma, caso solicitem por e-mail ou mensagem.
- Verifique a URL do website (o endereço do site). Em muitos casos de phishing, o endereço de e-mail pode parecer ligítimo, mas a URL pode estar com erro de grafia ou o domínio pode ser diferente.
- Mantenha o navegador e aplicativos atualizados, principalmente os de banco.
- Contrate um serviço de anti-vírus confiável e mantenha-o sempre atualizado.
- Alguns sites que tratam de informações confidenciais, como bancos e e-commerces, precisam oferecer segurança aos seus usuários. A URL começa com ‘https://’ (geralmente aparece na barra de endereço do seu browser o ícone de um cadeado fechado, que indica que o site tem um certificado de segurança).
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