Com a maior permanência das pessoas em casa e o boom da produção de conteúdo audiovisual; fenômenos observados com bastante clareza durante a atual pandemia e retratados em alguns números que apresentaremos adiante, houve um grande crescimento das transmissões ao vivo, chamadas de lives.
Considerando a posição dessas transmissões no âmbito de sua estratégia de marketing de conteúdo, seja focando no fortalecimento de sua posição institucional ou mesmo na venda de algum produto específico por meio das lives, é de suma importância que sejam realizadas da forma mais profissional possível, inclusive com robusto servidor para live. Afinal de contas, uma live mal sucedida pode gerar um baita marketing negativo para a sua empresa.
O que são as transmissões ao vivo?
O conceito de Live streaming, já existe há bastante tempo nas redes e cresceu bastante na pandemia. Trata-se basicamente da transmissão de conteúdo em tempo real, isto é, sem edições posteriores.
Existem diversas formas de realizar essas transmissões, com servidores e programas específicos. Um dos principais vetores de expansão das lives foram as redes sociais, como; YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn. O Instagram informou que o número de transmissões ao vivo aumentou 70% durante março. Além de a audiência ter aumentado em 50%. A Twitch, ganha ainda mais espaço no mercado, usando as ferramentas otimizadas para a produção de conteúdo ao vivo.
Como fazer uma live em seu site?
Diversas pesquisas mostram que o engajamento dos usuários (ou potenciais clientes, a depender da perspectiva de quem produz as transmissões) é até dez vezes maior em live streaming do que em conteúdos produzidos on demand. Um dos principais fatores neste contexto é a humanização da empresa, uma vez que essas transmissões possibilitam um contato direto de dirigentes de alto escalão com os clientes na ponta, quebrando barreiras e gerando aproximação. Se houver ferramentas de interatividade incorporadas, como comentários e enquetes, essas possibilidades são ainda maiores.
Para promover uma transmissão ao vivo em seu site, é importante pensar na infraestrutura de hospedagem, a fim de que a experiência dos seus (potenciais) clientes seja a melhor possível, servindo para assertivas estratégias de marketing e não para gerar comprometimento da imagem da empresa com uma transmissão de baixa qualidade. Por isso, você deve se perguntar: o meu site aguenta a presença de muitos usuários simultaneamente?
Servidor dedicado
Uma opção bastante efetiva pode ser a aquisição de um servidor dedicado, que tem justamente a finalidade de impedir que o tráfego de seu site fique sobrecarregado, assegurando que a experiência dos usuários não apresente lentidão ou travamentos. Com a opção dedicada, não há o compartilhamento do servidor com mais ninguém, de modo que é como se você “alugasse” um determinado espaço na rede somente para você.
O servidor dedicado é recomendado quando o volume do seu tráfego no site é elevado, com muitos acessos diários. No caso das lives, o número de acessos simultâneos é uma variável de extrema importância. Os servidores dedicados possuem maior robustez e velocidade de tráfego comparados aos servidores compartilhados.
Capriche na qualidade do conteúdo: câmera e produção!
Não adianta nada uma baita estrutura de tecnologia da informação se o seu conteúdo deixar a desejar. Portanto, capriche na produção da transmissão, com câmeras de alta resolução; bons enquadramentos, além de outros elementos, como figurino e background (cenário). Quanto ao conteúdo, certifique-se de disparar “iscas” importantes para atrair seus clientes, reais ou potenciais, principalmente a partir de sua base de leads. Com ela, você pode enviar chamadas e ofertas, por exemplo, por meio de plataformas de e-mail marketing.
Além disso, é importante que o conteúdo apresentado esteja alinhado às expectativas de seu público-alvo, que podem ser aferidas por meio de diversas ferramentas analíticas, que atuam tanto em relação às redes sociais quanto ao tráfego de sites e buscas orgânicas.
Ferramentas fundamentais para a transmissão ao vivo
Também podemos citar: a câmera, que pode ser nativa do dispositivo conectado à rede ou incorporada a este por meio de cabo ou placa adaptada, possibilitando a passagem de conteúdo em tempo real; a própria conexão de internet, que deve ter ótimas velocidades de download e upload e um bom ping; encoding, possibilitando melhor qualidade de imagem no player de streaming. Este recebe o sinal da placa, converte para um formato de vídeo otimizado (Adobe Flash Media Live Encoder); URL e código de acesso gerados pelo encoding, propiciando a conexão ao sistema de streaming; por fim, a inserção do player de streaming em seu site por meio de um código embed. Durante todo este processo, os servidores do site ocupam um papel central.
Conte com todos os serviços da Target Host!
Depois de assimilar a importância da transmissão ao vivo de conteúdo audiovisual; e antes de efetivamente disponibilizar para seus clientes potenciais ou efetivos; é fundamental que você garanta uma robusta e confiável estrutura de tecnologia da informação. Para isso, incluindo transmitir live em site, você pode contar com os serviços da Target Host, empresa de hospedagem de sites. Conheça nosso portfólio, entre em contato e conte conosco para alavancar o seu negócio!