Entender o conceito de cibersegurança, conhecer os principais tipos de ciberataques e saber os caminhos para proteger dados e sistemas são iniciativas extremamente importantes para os usuários da internet. Principalmente para as empresas, que trabalham com dados sigilosos e informações estratégicas para os negócios.
A cibersegurança é todo o conjunto de tecnologias que têm como objetivo proteger os usuários da internet contra ataques de hackers. Essa área da TI é eficiente e fundamental para resguardar tanto pessoas, quanto empresas. O objeto é se proteger da crescente onda de crimes digitais que rondam o nosso cotidiano.
Dentro do campo da cibersegurança, existem medidas e tecnologias específicas para proteger redes, computadores, softwares, dados e informações financeiras. As ferramentas de segurança podem ser implementadas por todas as pessoas e empresas que estejam preocupadas em preservar suas informações e elevar o nível de segurança contra ameaças digitais.
Para saber como se proteger, é importante conhecer os principais tipos de ataques cibernéticos. Veja os crimes mais frequentes:
- Programas maliciosos: Ao acessar sites não-confiáveis, abrir e-mails de desconhecidos, clicar em links estranhos e realizar outras ações no ambiente digital, o usuário pode, sem perceber, instalar em seu computador ou dispositivo móvel algum tipo de programa malicioso. Este programa irá roubar dados sigilosos, como senhas de banco e outras informações que podem ser usadas em fraudes.
- Vírus e Malwares: As principais ameaças da internet são os vírus e os malwares. Eles prejudicam o desempenho dos equipamentos e colocam o usuário em situação de vulnerabilidade. Deixando mais fácil a realização de ataques cibernéticos.
- Cavalo de Troia: Outra ameaça bastante frequente na rede é o trojan. Conhecido como cavalo de troia, ele assume o controle do equipamento e do sistema do usuário. Adquirindo, assim, a capacidade de alterar arquivos, excluir dados, instalar programas, enviar e-mails e realizar outras ações prejudiciais.
- Ataques DMA: Este tipo de ameaça atinge a memória dos dispositivos, gerando uma série de problemas e riscos ao usuário.
- Manipulação de URL: Nestes ataques, o hacker consegue altera o endereço de um site, a fim de acessar áreas de acesso controlado.
- Eavesdropping: Esse tipo de ataque hacker consiste em realizar uma completa varredura de dados em um dispositivo. Ele viola a confidencialidade das suas informações.
Como é possível perceber, existem vários tipos de ataques cibernéticos e as ameaças se multiplicam diariamente. Os hackers estão sempre a postos para agir de forma fraudulenta e, por isso, é necessário e urgente que as empresas e os usuários se protejam, adotando ferramentas de TI que promovam uma blindagem dos sistemas e informações.
O ideal é buscar soluções que protejam as redes de informação e comunicação. Além de um bom antivírus, os usuários podem investir em reconhecimento e análise da infraestrutura, para que seja possível executar ações de segurança, como o uso de um programa de proteção de dados, o desenvolvimento de um plano de contingência, a atualização de softwares e a manutenção periódica de computadores.
Medidas preventivas contra ataques cibernéticos
Dentro das ações da cibersegurança, temos algumas medidas preventivas importantes. Confira:
- usar criptografia de dados;
- instalar antivírus e antispam;
- atualizar softwares;
- treinar a equipe para evitar ameaças cibernéticas;
- implantar o controle de acesso à internet nas empresas;
- instalar um Firewall;
- entre outras ações preventivas.
Para ter acesso às melhores ferramentas e estratégias de cibersegurança, o ideal é contar com o suporte de uma empresa especializada, como a Target Host, que oferece soluções de computação em nuvem, gerenciamento de servidores, filtro de entrada antispam, certificados SSL, hospedagem de sites e outros serviços. Faça contato e saiba mais!
Entenda mais sobre cibersegurança, seu potencial e oportunidades de carreira.