O tempo de carregamento de um site é um fator que deve ser observado pelos webdesigners e programadores. O conteúdo, principalmente as imagens, deve ser desenvolvido não só pensando na estética, mas sim na experiência do usuário, pois este não tem a menor paciência se entrar em um site e ele demorar para carregar.
Pense, antes de tudo, no usuário
Sites que carregam rapidamente são mais agradáveis de navegar, e essa experiência do usuário vai ser fator primordial na hora da conversão, independentemente do objetivo do cliente.Um e-commerce, por exemplo, deve ter suas páginas de produtos com o menor tempo de carregamento possível, pois o cliente ou cliente em potencial não vai esperar muito tempo para ver fotos e descrições dos produtos. Na maioria dos casos, o internauta fecha o site e vai procurar o concorrente quando há demora de resposta.
Outro ponto positivo em ter o site com tempo de carregamento adequado é a relevância que este fator passa aos motores de busca. Quanto mais rápido seu site carregar, mais os motores de busca vão considerá-lo mais relevante e, consequentemente, seu posicionamento no ranking tende a aumentar.
Portanto, na hora de desenvolver seu site lembre-se: não pese demais no layout e conteúdo. Preze sempre pela experiência do usuário e ofereça um site atrativo, bem estruturado, de fácil navegação e com tempo de carregamento adequado.
Algumas vezes, vírus também podem atrapalhar no processo. Confira algumas dicas de como se proteger.