Sites lentos são um entrave para quem deseja divulgar conteúdos, produtos, serviços ou mesmo para lazer. Pesquisa mundial revela que cada segundo desperdiçado com lentidão no carregamento significa 11% a menos de visualizações. A cada 100 clientes que acessarem, 7 deixarão de comprar por causa de um segundo de atraso no carregamento da página.
A mesma pesquisa revela que 40 em cada 100 clientes deixam de acessar um site caso demore mais de três segundos para carregar.
Os números provam que investir em otimização de sites é fundamental para quem quer ter sucesso na internet. Otimizar envolve um conjunto de ações, e não deve ser compreendida apenas como a otimização voltada para sites de busca.
A otimização para tornar um site mais ágil é a primeira etapa a ser seguida, antes mesmo da inserção de conteúdos. Existem tecnologias que capacitam páginas a carregarem de forma mais ágil, como modalidades de armazenamento em cachê e distribuição de cargas e conteúdos.
As principais tecnologias empregadas para melhorar performance
CDN – Content Delivery Network
Imagine que seu site tenha servidor localizado nos Estados Unidos . Se alguém o acessa, por exemplo, do Japão, vai levar mais tempo para visualizá-lo do que alguém que esteja em Honduras. Utilizando a CDN, esse problema é minimizado, pois ao invés de concentrar seu conteúdo em apenas um local, o mesmo é replicado em diversos servidores em diversos locais.
Metaforicamente, é como se alguém te chamasse em casa, e um clone seu estivesse no quarto, ao mesmo tempo em que você está no trabalho.
Page Cache
Páginas de conteúdo dinâmico, para serem recuperadas totalmente, precisam de um sistema de armazenamento de dados que possibilite sua correta visualização a cada acesso. Se essa armazenagem é feita de um local com capacidade muito limitada, certamente haverá problemas na acessibilidade.
Para isso, existem tecnologias de armazenamento em cache, que pode ser feito por processadores, servidores, placas-mãe, entre outros. O cachê possibilita que páginas já visitadas sejam, de certa forma “ignoradas” pelo PC. Isso torna o acesso a novos conteúdos mais rápido.
Zend Framework
Framework é um conjunto de funcionalidades ou tarefas comuns a uma diversidade de objetos. Numa comparação matemática, é como se houvesse conjuntos com muitas interseções em comum. Logo, há entre eles aspectos compartilhados que se assemelham.
O Zend Framework possibilita a simplificação no desenvolvimento de sites. Ele trabalha em código aberto, ou seja, não está atrelado a direitos de terceiros.
Memcached
Segundo o princípio de arquitetura de sites cliente-servidor, o sistema memcached funciona como um acelerador de processos utilizando memória RAM excedente. Isso desobriga o acesso a servidores e outras fontes que podem apresentar lentidão. Em relação ao cachê tradicional, o memcached é mais dinâmico, funcionando melhor em conteúdos que exijam tal capacidade.
Load Balance
Esta tecnologia, em português chamada de balanceamento de carga, permite repartir uma mesma tarefa – como a abertura de um site – entre vários servidores, o que reduz seu tempo de execução. Assim, se um servidor falhar, outros vão garantir que o comando seja executado sem interrupção.
Uma outra vantagem é que é expansível, podendo ter servidores adicionados, sem prejuízo na acessibilidade.
Essas e muitas outras tecnologias são utilizadas pela Target Host na construção e hospedagem de sites. Conheça nossos serviços e alavanque acessos e conversões!