A empresa de segurança digital GFI Software emitiu um comunicado importante para todos os usuários da internet. Neste, eles informaram o mundo sobre o vírus CryptoLocker, que pode ser considerado um sequestrador de dados.
O vírus foi descoberto em meados de outubro e se espalhou em velocidade alarmante, distribuído principalmente por anexos de e-mails com nomes conhecidos da pessoa, como bancos e escolas. Os maiores alvos do malware são médias e grandes empresas.
Depois de a máquina ser infectada, todos os arquivos ficam travados e inacessíveis. Para a liberação o dono do vírus exige o pagamento de uma taxa que deverá ser paga diretamente para a conta do criminoso. Se a pessoa infectada ameaçar não pagar a taxa, o malfeitor começa uma série de chantagens nas quais ele ameaça apagar os dados do usuário e ainda diz que se uma empresa de segurança ou antivírus tentar desativar o CryptoLocker, o programa vai deletar a chave que desencriptaria seus dados automaticamente. De acordo com a GFI o resgate vai de US$ 100 a US$ 700 e você não tem garantia nenhuma de ter seus dados devolvidos, apenas a “boa vontade” da pessoa que o hackeou.
Dicas para não ser pego por vírus
Este malware não foi o primeiro e muito menos será o último criado por hackers para pegar dados das pessoas. Então, confira algumas dicas para minimizar os riscos de isso acontecer:
- Evite abrir qualquer link em seus e-mails sem antes verificá-los com a pessoa que o enviou, afinal, um meio de disseminação de vírus muito utilizado hoje em dia é a utilização de nomes de amigos para propagar os malwares;
- Lembre-se que computadores estão sujeitos a qualquer tipo de defeitos, e você pode perder seus dados mesmo sem ter sido infectado, então faça uma manutenção periódica de suas máquinas sempre que possível;
- Utilize sempre programas anti-vírus para ter uma proteção maior;
- Sempre faça backup de seus arquivos periodicamente, desse modo você terá uma cópia caso aconteça algo com sua máquina. Um ótimo meio de guardar dados é a utilização de empresas de gerenciamento remoto, pois além delas já contarem com sistemas de antivírus ótimos, fazem backups muitas vezes e tem seus sistemas sempre atualizados.
Para ficar totalmente despreocupado com a segurança de seus arquivos, traga seus dados para a Target Host, que possui um serviço de computação em nuvem impecável.