Uma pesquisa divulgada pela Universidade de Cambridge, ano passado, diz que se gasta cerca de 312 bilhões de dólares por ano para se corrigir erros de Bugs. A pesquisa aponta que em média os programadores gastem 50% de seu tempo de trabalho, apenas tentando encontrar e corrigir essas prováveis distorções.
Embora os bugs possam surgir a qualquer momento enquanto você usa a internet, é na fase de construção do site que surgem os primeiros, inclusive ainda em sua fase de teste. Mas você sabe o que é Bug? Certamente se você usa a internet, já ouviu falar.
O que é Bug
Bug, que também é conhecido no meio como falha de lógica de programação é um erro que atinge o funcionamento de um software. Eles podem causar falhas de segurança em programas que tenham qualquer conexão com a internet, caso dos navegadores e sistemas operacionais, por exemplo.
Ao surgir um bug nos sistemas operacionais, os fabricantes se apressam para fazer as correções, divulgando para todos os seus usuários sobre pacotes de atualizações gratuitos e outras medidas.
Como evitar os Bugs na programação
Para quem trabalha como desenvolvedor web, que são os que mais se preocupam com os Bugs, sabe que nem sempre é possível eliminar todos eles, por isso, o objetivo é evitá-los ao máximo. Inclusive alguns sistemas já podem auxiliar os programadores em suas atividades.
O Firebug, que é uma espécie de extensão inovadora do Firefox, facilita o trabalho dos programadores, pois a ferramenta ajuda não apenas a descobrir, mas também a eliminar os erros de programação, que são os causadores principais dos Bugs.
Outros navegadores também possuem ferramentas que ajudam a combater os bugs na construção dos sites. O Chrome traz uma opção de Inspecionar Elementos, não como extensão, mas como parte de suas ferramentas, que auxiliam na inspeção e análise dos elementos da página Web, basta, nesse caso, o clique no botão Inspecionar.
O Internet Explorer também traz, em sua versão 11, uma opção de verificação de elementos, que assim como os outros browsers, contribui com os programadores no combate aos bugs desde o início, ou seja, logo na construção dos sites.
Bug na prática
Os bugs são os erros e falhas que ocorrem nos sites. Por exemplo, um dos erros mais comuns de acontecer é o erro 404, que aparece ao acessar um URL ou um arquivo que não está em um servidor de hospedagem, que é onde você hospeda o seu site.