A necessidade de captar novos leitores e pessoas interessadas nos diversos conteúdos da web para determinados sites, faz com que os administradores e autores atentarem para elementos que anteriormente poderiam passar batidos. A quantidade de informação disponível é tamanha que isso já não é o fator que atrai um leitor para determinado conteúdo, pelo menos não exclusivamente.
A usabilidade é fundamental para o sucesso de um conteúdo na internet e a hospedagem de sites, é quesito extremamente importante para a fluência da navegação, rapidez dos carregamentos e gestão do conteúdo. Para o usuário, quanto mais ergonômico o layout, é sinal de atenção com o bem estar do leitor, portanto, maior as suas chances de sucesso e aumentar pageviews.
Outro requisito fundamental é a responsividade do layout. Por design responsivo entende-se todo site cuja exibição seja adaptável a todos os dispositivos sem prejuízo nas funcionalidades nem no conteúdo.
Use todas as armas ao seu favor, principalmente as visuais
Pensando em como se comporta um usuário que está à frente de uma tela, a postura dele pode não ser exatamente a melhor para fazer uma leitura extensa. Da mesma maneira, a definição dos monitores, por melhores que sejam, ainda não são favorecem a leitura como numa revista ou jornal. Além disso, o brilho prejudica todo o processo. A leitura via monitor é 25% mais lenta que em relação à impressa e sua compreensão sofre uma queda de 50% na mesma comparação.
Para melhorar isso, é importante primeiramente pensar em layout mais limpo, sem que haja elementos que prejudiquem a atenção ou ofusquem a visão. Após isso, pense numa fonte um pouco maior e que seja fácil de ser compreendida, com estilo simples e que dê dinâmica à leitura. O espaçamento deve ser levemente aumentado para que não haja conflito entre as linhas.
Lembre-se sempre de que os links devem agregar ao texto e eles são muito bem vindos, bem como palavras em negrito. As listas são outro elemento que atraem demais a atenção de quem estiver fazendo a leitura, além do uso de imagens pertinentes para agregar valor real ao texto. Evite o uso de elementos que não sejam complementares ao conteúdo. Penduricalhos desnecessários tiram o foco do leitor.
Evite supérfluos, use palavras-chave que prendam seu usuário
Profissionais de comunicação e de informática sabem que a hierarquia da informação é fundamental para a atrair o leitor para o assunto. Procure ser objetivo, sem rodeios. Evite palavras desnecessárias e fale ao leitor exatamente o que precisa. A escolha das palavras-chave deve ser minuciosa, já que elas ajudarão o usuário a se localizar dentro do conteúdo.
Outra boa dica para ajudar a organização é fazer uma divisão em blocos, sempre respeitando a hierarquia informacional. É ela que irá fazer o leitor se manter dentro do site. Outro elemento bastante importante são os títulos, eles devem ter força e devem conter palavras que despertem vontade na leitura. Coloque-se sempre na postura de usuário e certamente você saberá como agradar!