Um dos fatores que pesam mais negativamente para a indexação e ranqueamento de sites para os mecanismos de busca é a ocorrência do temido “erro 404”. Trata-se de uma falha na resposta do servidor para o cliente. Ela pode ter como motivos, a inexistência do endereço digitado, por exemplo. Ou um servidor configurado para não dar acesso àquela página. É diferente, entretanto, de quando ocorre a falta de comunicação com o servidor.
Além do transtorno causado a quem acessa seu site, uma página com erro 404 é extremamente prejudicial à indexação e ranqueamento, contribuindo para prejuízos tanto no page rank quanto para a experiência de navegação. O usuário normalmente deixa de acessar sites em que há páginas com erro 404, já que revela pouco cuidado com o conteúdo que deveria estar ali. Ou seja, para SEO é um péssimo negócio.
Mas quando acontece o erro 404?
O temido erro 404 acontece, em muitos casos, quando você migra seu site para um outro servidor. Numa definição bastante simplificada, ao migrar de servidor, é necessário que seja feita uma configuração “avisando” para o servidor que quem acessar o endereço antigo deve ir para o novo endereço. Trata-se do redirecionamento 301, então, imprescindível no momento de migrar um site.
Fazer o redirecionamento 301 garante que seu site se mantenha na mesma posição em relação à busca orgânica. Ele é feito de diversas formas, variando conforme a linguagem adotada. As mais utilizadas são ASP, NET, ASP.NET e JSP. Com a Target Host, tanto a hospedagem quanto a migração de sites é feita de forma rápida, segura e profissional, para que seus clientes e leads tenham a melhor experiência de navegação e suas conversões se mantenham numa crescente.
Mas se o erro 404 acontecer por motivos que não posso controlar?
Uma das causas mais comuns de erro 404 é o erro de digitação. Nesse caso, o que você pode e deve fazer é a otimização da página 404 de modo a passar para o usuário que a situação está sob controle. Para isso, procure fazer a otimização dessa página, seguindo alguns procedimentos simples:
- Mantenha sempre o padrão de usabilidade. Isso implica em preservar o layout do site mesmo na página 404. Essa medida informa ao usuário que ele não está no site errado;
- Incluir linkagem para a home ou um campo de busca pode ser bastante útil e dar tempo para o usuário perceber que digitou o endereço de forma equivocada;
- Dependendo do seu negócio, insira banners promocionais na págna de erro. Jamais desperdice uma oportunidade de realizar conversões!
Se você está insatisfeito com o seu atual serviço de hospedagem de sites, venha para a Target Host, e migre seu site com quem tem o melhor suporte. Deixe de lado servidores distantes e com atendimento burocratizado, e garanta o melhor performance para seus negócios na internet.