O início de uma empresa passa por escolhas que vão dizer e muito qual será o seu desempenho no futuro. Se a decisão for para uma loja física, por exemplo, é fundamental escolher um ponto com boa fluência de pessoas ou boa localização e uma loja ou sala que comporte o seu nicho de atuação. Quando se traz isso para o ambiente virtual, as escolhas são parecidas, com a peculiaridade de estar tudo à disposição, o que torna a escolha minuciosa. >
Assim como no ambiente físico, a internet pode comportar sites de venda direta ao consumidor ou sites que fechem negócios e que não vendam produtos. Sim, estamos falando do e-commerce e dos sites institucionais. Para um e-commerce, por exemplo, sabe-se que a escolha da plataforma deve se basear em comportamento de cadastro de produtos, formas seguras de fazer as operações financeiras e outros facilitadores.
Da mesma forma, os sites institucionais devem ter uma plataforma que comporte as informações de acordo com a sua proposta, afinal, sua finalidade não será venda direta. Você deve comportar as informações e dispor de um conteúdo informacional que seja rico e muito completo, de maneira que a experiência de navegação seja boa. Isso também vale para o e-commerce, afinal, se você se perder no site, fatalmente não haverá conclusão da compra.
Hospedagem de sites e escolha do layout também são fundamentais
Para quem tem dúvidas sobre como hospedar um site, saiba que uma boa hospedagem de sites pode fazer toda a diferença. Afinal, é necessário estar sempre disponível para seu público-alvo, além de ter um suporte técnico para solucionar todas as questões técnicas que possam surgir. A hospedagem é fundamental para a credibilidade de seu site.
Outro fator extremamente importante é um layout condizente com sua proposta. As cores e formas devem respeitar o seu tipo de negócio e devem se comprometer com a boa navegabilidade. Ao passar para o designer o seu objetivo do projeto, é fundamental detalhar bem como é seu campo de atuação, explicando um pouco do comportamento do seu cliente. Isso dará ao profissional um norte para trabalhar.
Conteúdo organizado é fundamental
A organização do conteúdo é fundamental. Não adianta ser tudo muito bem escrito e não haver tags que facilitem a navegação, ou um espaço para pesquisa dentro do site. A arquitetura da informação é básica para que um site seja sucesso. Afinal, o sucesso se faz no detalhe!