Em montagem de sites, um dos momentos chave e que desenham o futuro é a escolha da arquitetura da informação. É nesse momento em que você vai definir como seu usuário irá navegar dentro dele, como ele vai achar as seções que ele mais precisa e a eficiência de formulários e páginas de conversão. É o início de um processo que visa tornar o site e, consequentemente, a empresa, referência no seu nicho de trabalho.
A arquitetura nada mais é que a forma como serão distribuídos menus, textos, boxes e imagens de maneira a gerar uma experiência melhor de navegação para o usuário. Tudo que for relevante para transmitir conteúdo, deve ser pensado de forma coesa dentro das páginas. Ao contrário, você poderá perder clientes potenciais, tendo uma taxa de rejeição acima da média, não concluindo o objetivo de negócio idealizada.
É importante, acima de tudo, definir a hierarquia de como serão encontrados os conteúdos. Em um site WordPress, existem as chamadas páginas mães. Elas são as páginas prioritárias que servirão de menu ao navegar pelo site. Abaixo delas, virão todas as páginas de acordo com a categorização dessa informação.
Usabilidade é diferencial
Com o advento dos sites responsivos, a verdade é que a informação deve ser organizada também para que flua bem pelos dispositivos mobile. Dessa maneira, é importante pensar em estruturas simples e diretas, que sejam facilmente compreendidas pelo usuário ao primeiro contato visual com o site. A usabilidade deve ser pensada de maneira conjunta. Não há como pensar em arquitetura da informação sem pensar em cores, disposição de menus, botões e outros elementos. >
A partir daí, é fundamental definir outros elementos de otimização, lembrando que para o sucesso de um site, é fundamental que a hospedagem de sites seja confiável, para que não haja problemas com questões como estabilidade operacional. Afinal, se seu objetivo é um site completo, ele não pode sair do ar. A Target Host é a sua melhor opção!