Esse ano foi lançado uma pesquisa, realizada em 2015 estudando o cenário do Brasil de 2014, sobre o setor de provimento de serviços de Internet no Brasil, o TIC Provedores 2014. A pesquisa TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) Domicílios 2014 expõe o cenário dos domicílios brasileiros que possuem acesso à Internet. Apesar do crescimento constante do acesso nos últimos seis anos, ainda são necessários grandes esforços para ampliar a penetração da Internet entre a população em geral – fator que pode ser avaliado da perspectiva da oferta de serviços de provimento.
A presença das TIC já é uma realidade nos domicílios brasileiros, nas escolas, nas empresas, hospitais, órgãos públicos, dentre outros locais em que seu uso pode apoiar novas formas de se relacionar, de educar, de fazer negócios, de interagir. O país ainda tem o desafio de universalizar o acesso à rede, sobretudo nos domicílios, mas as pesquisas realizadas pelo Cetic.br em diversos setores apontam crescente penetração da Internet entre distintos públicos e diversas organizações, como aponta a Tabela. >
TIC Domicílios 2014
Além disso, os resultados da pesquisa TIC Domicílios 2014 também revelam desigualdades regionais importantes no que diz respeito ao acesso domiciliar à Internet. Enquanto o percentual de domicílios conectados chega a 60% na região Sudeste, somente 35% dos domicílios da região Norte possuem conexão à Internet. Entre os motivos relatados para a ausência de Internet, a falta de disponibilidade do serviço na área é citada por 18% dos domicílios desconectados (percentual ainda maior na região Norte, que registrou 44%) – o que indica que parte relevante dos desafios para ampliar a conectividade está associada ao provimento de serviços de Internet aos cidadãos. Segue a tabela.
O número de usuários de Internet também tem crescido constantemente ao longo dos últimos anos. Atualmente, há no país cerca de 94,2 milhões de usuários de Internet, ou 55% da população com 10 anos ou mais de idade. Em 2008, o percentual de usuários correspondia a apenas 34% da população nessa faixa etária. Em resumo a discrepância entre as áreas urbana e rural se mantém: 59% dos indivíduos em áreas urbanas são usuários de Internet frente a 29% em áreas rurais.
Com o crescimento da internet, certamente você já se perguntou o significado dos códigos de erros que vemos por aí, não é? Saiba mais em https://www.targethost.com.br/entenda-codigos-erros-internet/.