A otimização de um site é um processo que busca torná-lo referência em seu segmento e, além disso, trazer uma experiência rica para o usuário. É na internet que a maioria das decisões atuais são tomadas, seja a decisão de comprar um produto, a efetivação dessa compra ou mesmo a avaliação se o produto ou serviço tem qualidade. Diante de tanta informação, é fundamental facilitar a vida do internauta, e um site bem otimizado tem exatamente esse objetivo.
Ele começa tendo um direcionamento. Ou seja, a sua proposta deve ser bem clara. É institucional? É e-commerce? A hospedagem de sites onde ele será alocado é fundamental a partir da sua visão sobre a marca e pretensões de crescimento. As otimizações são fundamentais para todos os objetivos na web, principalmente se você almeja estar bem posicionado nas buscas orgânicas de buscadores como Google e Bing.
Arquitetura da informação é diferencial
Estar alinhado com a demanda do seu nicho é a principal parte para que uma otimização comece bem. A arquitetura observa a relevância dos serviços e produtos, buscas por parte do usuário, e elementos técnicos que devem ser pensados antes de qualquer atitude. Nessa linha de atuação, o usuário não se perderá dentro do site, o que poderia causar, em muitos casos, a desistência da navegação.
Cores e usabilidade
Não existe site otimizado sem que se pense em usabilidade. Este é um dos principais fatores para que tudo fique de acordo com os anseios da audiência. Além disso, as cores podem influenciar muito na qualidade da experiência do internauta. É preciso ter equilíbrio na hora desta escolha e ajudar o usuário a jamais se perder durante o processo de navegação.
Seguindo a lógica da satisfação do usuário, você estará seguindo diretrizes de otimização. Afinal, a busca de todo webmaster é fazer do seu site um sucesso de audiência e navegabilidade.