O Data Center pode trazer inúmeros benefícios para as empresas, incluindo redução significativa de custos, muito mais velocidade e segurança nos servidores e maior otimização do tempo.
Quatro coisas ajudam a definir um bom Data Center: disponibilidade, segurança, desempenho e custo. Analisando cada pilar desse, é possível dimensionar os serviços e equipamentos que serão necessários para ele.
A seguir, daremos algumas dicas de como analisar se um Data Center é ideal para sua empresa.
A empresa de Data Center deve ser confiável e passar credibilidade
Antes de escolher a empresa que oferecerá as soluções de Data Center para seu negócio, é necessário saber se ela é idônea e transparente nos serviços prestados. Pesquise a fundo sobre a tal empresa, assim como se ela tem alguma política de recuperação para casos emergenciais (como falhas nos servidores ou no sistema). Veja também qual é o sistema de firewall adotado por ela e as medidas de backup disponíveis.
Outra sugestão é procurar saber como é a infraestrutura oferecida pelo provedor de serviços, incluindo a configuração de hardware, aplicações, capacidade de armazenamento e processamento das informações pelos servidores, bem como a segurança de todos os dados e aplicativos.
Fique atento à política de segurança da companhia
É imprescindível que, antes mesmo que o serviço seja contratado, você verifique as políticas de segurança que o provedor oferece, até porque, informações corporativas devem ser protegidas para evitar qualquer tipo de exposição. Para isso, o sistema também tem que ser o mais seguro e confiável possível, mesmo que haja qualquer tipo de falha.
Ainda assim, é preciso analisar minuciosamente o que o contrato diz sobre o assunto, pois à primeira vista os serviços e medidas de segurança parecem muito interessantes, mas sempre podem existir cláusulas que determinam que a empresa de Data Center não cobre e nem se responsabiliza por essas questões.
Pacotes de serviços: tenha cuidado!
Pacotes de serviços, a princípio, podem representar uma boa ideia. Porém, em alguns casos, a maioria não é essencial para a organização, o que pode representar num gasto desnecessário ao invés de um investimento em si. Portanto, privilegie empresas que oferecem um Data Center personalizado, pois isso dará a certeza de que estará contratando apenas o que seu negócio precisa.
Analise a infraestrutura do local
Antes da transição, faça uma visita ao local para verificar como é a infraestrutura e os equipamentos, além de quais sistemas legados que serão mantidos ou virtualizados.
Confira o serviço de suporte
Ao modernizar sua estrutura adotando um Data Center, a empresa precisa saber se o provedor tem um suporte técnico eficaz e eficiente, pronto para resolver os problemas eventuais, como também oferecer treinamentos de adaptação da equipe ao novo modelo de trabalho. Essa etapa é muito importante para que a transição seja feita sem falhas.
A Target Host, especializada em hospedagem de sites, possui seu próprio Data Center e está preparada para receber as demandas dos seus projetos. Já procurou saber sobre os nossos planos? Entre em contato e peça um orçamento.