Se você está pensando em criar um site, um dos passos mais importantes é definir qual vai ser o endereço para acessá-lo. A ideia é que seja um nome de fácil memorização e que tenha a ver com a proposta apresentada na página. Mas, assim como o nome do site, outro ponto que precisa ser pensado é sobre qual terminação usar: .com, .net, .org… Você sabe o que cada um deles significa e qual seria o mais adequado para o seu site?
Faz diferença o tipo de domínio que eu vou usar nos meus sites?
Sim, por uma série de fatores. O primeiro deles é a questão já levantada de memorização. É fundamental ter um endereço fácil de se lembrar. Mas, além disso, também é preciso prestar atenção às outras partes do site. Aliás, você sabia que os endereços de sites são divididos em pontos justamente por isso? Cada parte significa uma coisa para o computador.
Como os endereços de sites são divididos
Primeiro, é necessário entender que, no começo da internet, as coisas não funcionavam dessa forma. As pessoas acessavam os sites através de números. Na verdade, ainda é assim: cada site tem o seu número próprio (chamado de IP – Internet Protocol), mas que é convertido por um “apelido”, que é o que o usuário utiliza na barra de endereço. Essa conversão de números para palavras só aconteceu um certo tempo depois.
Desde que essa conversão aconteceu, a primeira convenção a ser determinada (e que perdura até hoje) é o início www. Hoje em dia, isso já não é mais obrigatório, mas ainda assim muitos sites continuam a utilizar em seu endereço. Essas três letras, caso você ainda não as conheça, são a sigla para world wide web, rede de alcance mundial. Para o servidor, essa parte é importante para informar a ele se o que se deseja acessar é uma página disponível ao usuário final ou alguma área interna, como, por exemplo, um FTP, File Transfer Protocol (em português, Protocolo de Transferência de Arquivos).> <
Depois do www e do nome do site, ainda há a terminação do endereço, que se chama TLD, Top Level Domain, domínio de topo. Em tese, ela serve para dizer ao usuário sobre o assunto de que trata o seu site. Por exemplo, existe o .org, que é ideal para ONGs ou outras instituições sem fins lucrativos. Também tem o .gov e o .mil, mas esses são destinados ao governo e a serviços militares, respectivamente, e só podem ser adquiridos com autorização especial.
Mas há também outros que são mais populares, como os .com e .net. Na verdade, hoje em dia não há nenhuma diferença entre eles na prática, mas cada um foi criado com intenções específicas. O .com surgiu para sites comerciais, com intenção de servir para o comércio de fato. Já o .net seria o mais indicado para sites de lazer ou entretenimento. Mas, como as empresas (agindo de maneira correta) criaram muitos sites com o .com, este se tornou mais popular. Assim, quando as pessoas criavam sites, adquiriam o .com por estarem mais familiarizadas com ele do que com o .net. Isso que acontece até hoje. Mas também existem os .tv, .mus, .edu, e até TLDs como .blue, .pink e .red.
Por fim, existe o código de país, que por aqui é o nosso famoso .br. E, logicamente, cada país tem o seu próprio. Por aqui, quem supervisiona os domínios terminados por .br é o Comitê Gestor de Internet (CGI).
Faça seu registro de sites agora
Pela internet, você encontra diversos lugares nos quais é possível adquirir o domínio de seu site. Porém, aqui na Target Host, empresa de soluções de internet, você consegue reservar e registrar o domínio de site desejado de maneira prática e rápida, sem dores de cabeça. Confira já os nossos valores.