Como criar um site?

Você sabe como criar um site? Não importa se você é um pequeno empreendedor ou uma grande empresa, precisa ter um site para divulgar produtos, serviços e informações para contato. Afinal, as pessoas buscam produtos e serviços por meio de sites de busca como o Google. Saiba mais sobre como criar um site.

 Criação de site | Como criar um site?

O que é um site?

O site ou website é um local na rede de computadores onde estão reunidas informações sobre a empresa, podendo ser acessado por qualquer usuário no mundo. Portanto, o site é o ponto central da sua estratégia de comunicação virtual com os clientes. Pesquisas apontam que 94% dos internautas brasileiros pesquisam sobre os produtos e serviços que pretendem comprar ou contratar. Daí a importância de ter um site para se apresentar diante dos potenciais consumidores.

Qual a importância de ter um site

Ter um site é mais barato, flexível e duradouro do que as formas tradicionais de publicidade. Ao criar um site, ele precisa ser bem elaborado para passar credibilidade e seriedade aos potenciais clientes.

É mais barato

A criação de um site é relativamente barata se comparada a outra mídias tracionais. Como a internet é o meio de comunicação mais utilizado hoje em dia, é importante estar inserido nesse ambiente para alavancar os negócios.

Exclusividade

O site permite que a empresa tenha um domínio próprio na internet, em uma plataforma exclusiva, e com uma identidade visual própria da marca.

Mensuração de resultados

Através de ferramentas específicas, é possível mensurar os resultados e o desempenho do seu site. Podem ser analisados dados como tráfego, de onde os usuários acessam seu site, como chegaram até ele, quanto tempo permaneceram navegando, entre outros. Essas informações são úteis para que a empresa entenda o comportamento dos clientes e possa publicar conteúdo relevante, buscando melhorar a experiência do usuário dentro da plataforma.

O que não pode faltar em um site?

O site é um item indispensável que faz parte de uma estratégia de marketing digital. Ele serve como uma espécie de vitrine virtual para expor valores, serviços e informações a respeito da empresa. Quando seu negócio passa a marcar presença na internet, o seu cliente pode te encontrar e saber mais sobre a empresa. Assim, as portas do negócio mantém-se abertas, garantindo que seu cliente te encontre e se lembre de você quando precisar.

Demos algumas dicas e falamos mais sobre o que não pode faltar em um site. Leia no blog!

Como criar um site?

Depois de explicar a importância de sua empresa ter um site, vamos mostrar as melhores formas de criar um. Confira abaixo!

Primeiro passo: obter um endereço na internet

O seu endereço na internet se chama domínio. Você escolhe o seu domínio e o registra no site Registro.br, que é o órgão responsável por regulamentar os endereços da internet no Brasil. É recomendável que você escolha um domínio que utilize o nome da empresa (www.nomedaempresa.com.br), pois isso facilitará a sua localização pelos clientes. Opte por registrar um domínio fácil, curto e simples, pois quando o endereço eletrônico é complicado, o internauta pode digitar errado. A Target Host é uma plataforma especializada para você realizar o registro do domínio do seu site.

Segundo passo: hospedagem do site

Para que seu site esteja no ar, é preciso hospedá-lo em um local chamado servidor. É preciso pagar uma mensalidade para ter o site armazenado. Imagine um servidor como um prédio, em que cada apartamento hospeda o site de um empresa/pessoa. Para armazenar seu site neste prédio, é necessário pagar o aluguel pelo espaço. O proprietário dos apartamentos é chamado de host (aquele que hospeda) e o aluguel geralmente é chamado de taxa de hospedagem. A Target Host é especializada em hospedagem de sites e oferece a contratação do domínio junto com a hospedagem. Esta opção simplifica o processo e otimiza tempo. Conheça!

Terceiro passo: Construção do site

Existem diversos serviços online que auxiliam, de forma gratuita ou paga, a criação de um site. Com a ajuda deles fica mais fácil dar uma aparência profissional a um website, pois as ferramentas para criação e edição das páginas ficam em um painel de administração onde você poderá montar as páginas, adicionar e editar os textos, incluir imagens etc. Algumas plataformas oferecem uma versão gratuita limitada, e nesses casos, no domínio, aparece o nome do construtor do site. Por isso, conte com a Target Host para a hospedagem de site que combina simplicidade para os utilizadores e editores com a complexidade necessária para os desenvolvedores.

Quarto passo: conteúdo relevante

É preciso investir em conteúdo relevante e pertinente para incluir no site. Para isso, existem pontos fundamentais que devem estar presentes na página da empresa na internet.

Informações importantes na primeira página

Informações de contato básicas como telefone, endereço, horário de funcionamento e e-mail são essenciais e devem estar na primeira página. Estudos comprovam que 74% dos clientes em potencial saem do site quando precisam de um novo clique para obter este tipo de informação.

Quem é a empresa

A homepage (página inicial) deve destacar o logotipo e o nome da empresa. Além disso, deve ter um subtítulo de identificação certeiro. Coloque fotos internas e da fachada também. É importante que a capa do site seja suficiente para identificar a empresa, pois o internauta precisa identificar com quem está lidando.

O que a empresa faz

A home também é o espaço para informar sobre qual a especialidade da empresa. Não é preciso detalhar, pois isso poderá ser feito no interior do site. A página inicial deve responder bem rápido ao que o cliente potencial está procurando.

Usar cases de sucesso

Seus clientes possivelmente buscarão por referências da sua empresa. Por isso, apresente os “cases de sucesso”, incluindo depoimentos de clientes e fotos.

Mensuração de resultados

Depois de todo o processo de criação do site, é hora de mensurar os resultados. É possível identificar quais são as páginas mais visitadas do site, que dias ele tem mais acessos, quanto tempo os usuários navegam, qual a localização geográfica do visitante, etc. Uma das melhores opções para isso é o Google Analytics, que fornece, sem custo, uma ótima visibilidade do tráfego e da eficiência do marketing em websites. Além de realizar todas as funções citadas, a plataforma mede, por exemplo, o número de acessos em um site durante determinado período, e analisa o site como um todo ou páginas específicas. E se você quiser saber como aumentar as visitas em seu site, confira nossa matéria em: https://www.targethost.com.br/como-aumentar-as-visitas-de-seu-site/.