Muitas empresas e pequenos empreendedores já perceberam que é preciso investir em marketing de conteúdo para gerar demanda de conversão, seja para os produtos ou para os serviços da empresa. Ou seja, criar oportunidades de negócio através de canais online.
Diante desse cenário, os blogs tornam-se uma ferramenta prática e eficaz de atrair leads. Porém, para que a presença online seja efetiva, é necessário ter um bom gerenciamento por trás. Muitas vezes o próprio empreendedor não conhece todas as estratégias de marketing que podem ser aplicadas para atrair leads para o blog. Conheça a seguir melhor os benefícios de ter um blog e como isso pode alavancar seu negócio.
Qual a importância de um blog?
O blog é uma ótima plataforma para estreitar uma relação com os clientes através das informações oferecidas. Além disso, o blog proporciona mais visibilidade para a empresa e aumenta a popularidade do seu site. É uma forma rápida, relativamente barata e prática de divulgação.
Com isso, sua empresa tem uma ferramenta efetiva para geração de leads. Quando o público chegar ao seu blog, eles podem conhecer sua instituição e começam a se interessar pelo que você tem a dizer. Dessa forma, o usuário se transforma em lead, sendo educado sobre seus produtos e despertado para a compra. É claro que esse é um processo um pouco demorado.
Como atrair leads para o blog?
Agora que você já sabe que para atrair leads é necessário investir em um conteúdo interessante e pertinente, conheça alguns fatores fundamentais para tornar o seu blog seja realmente relevante e que traga resultados.
Crie conteúdo atraente e com potencial de conversão
De nada adianta focar em um conteúdo bom, mas que não está de acordo com o interesse do seu público. Sem um planejamento editorial baseado nas necessidades e interesses dos seus clientes, torna-se difícil reter a atenção do visitante em seu blog. É necessário oferecer um bom conteúdo de conversão para que o mesmo se interesse, e possivelmente, converta.
Por isso, para atrair mais pessoas para o seu blog e criar uma rede relevante de leads, é preciso se dedicar para encontrar os temas que o seu público se interessa, dentro da sua área de atuação. Ao adotar essa estratégia, a sua empresa consegue conquistar a confiança das pessoas, começa a ser reconhecida como expert no assunto, além de obter um melhor posicionamento nos principais buscadores da internet.
Produza conteúdo com uma linguagem alinhada com os interesses e conhecimento do público. Além de focar em um objetivo, e levá-lo em consideração ao produzir o conteúdo. Mais que isso, é recomendado também responder às dúvidas do visitante. Entenda quais as indagações geram mais confusão entre os leitores, e aborde o tema, sempre com uma resposta satisfatória.
Utilize as técnicas de SEO
A produção de conteúdos de qualidade e relevantes, é fundamental para atrair mais pessoas para o seu blog. E para garantir bons resultados, é preciso aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
O SEO representa um conjunto de técnicas que visam destacar a posição do blog em mecanismos de busca, como o Google e Bing, por meio da inserção de palavras-chave em toda estrutura do texto. É importante lembrar que esse trabalho traz resultados a médio e longo prazo.
Use CTA’s (call to action)
Todo artigo que tem o objetivo de conversão precisa de um bom call-to-action, ou seja, uma chamada para ação. Ele funciona com ponte entre o texto que atraiu o leitor e a conversão final, que pode levá-lo a uma landing Page. Ao produzir o conteúdo, procure sempre fazer com que o internauta tenha interesse em concluir uma etapa no seu processo de vendas.
Insira links dentro dos textos
Se sua empresa já tem um blog com um estoque de artigos publicados, não hesite em anunciá-los em seus novos textos. Os leitores se aprofundarão no seu blog com cada link e terão mais chances de permanecer e explorar um pouco se você inserir links para seus outros textos. Insira-os discretamente nos textos marcando com links palavras ou frases que não destoem do resto do conteúdo. Integrar o Facebook ao seu blog também é algo muito legal.
Utilize guest post
O guest post é uma ótima maneira de atrair leads para o seu blog. Consiste na prática de escrever e publicar em sites ou blogs de outras empresas ou pessoas, com o nicho parecido com o seu. E o melhor de tudo é que essa técnica lhe rende uma audiência realmente interessada no que você pode oferecer, já que demonstram interesse no mesmo ramo de atividade.
Publique regularmente
Assim como não é recomendado fazer várias publicações durante um único dia, também não é recomendado ficar um longo período sem novidades. Tente estabelecer uma programação regular de redação, de forma a publicar novos textos pelo menos uma vez por semana. Lembre-se, quanto mais você publicar maior a chance de atrair leitores.
Publique na hora certa
É preciso ficar atento ao horário que o seu público está online. Mantenha sua audiência e seu conteúdo em mente quando escolher uma data e hora para publicar um texto.
Textos com referência a uma data específica devem ser planejados com várias semanas de antecedência. Isso dará aos leitores tempo suficiente para encontrar seu artigo antes da data em questão.
Mensuração de resultados
Para se certificar de que os resultados foram satisfatórios ou não, é preciso medir os resultados. Olhar para as métricas certas e comparar períodos são ações cruciais para extrair insights dos dados adquiridos. O que permite verificar o que pode ser melhorado na próxima estratégia.
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