A importância de ter um site responsivo

Com a facilidade de acesso à internet em celulares e tablets, é importante repensar o quanto mudar o seu site pode fazer a diferença nos resultados da sua empresa. O acesso à web através desses aparelhos já são os responsáveis pela maioria dos acessos, ultrapassando o computador de mesa. Portanto, as empresas precisam habilitar seus sites para que funcionem adequadamente nesses ambientes.

Diversos dispositivos | A importância de ter um site responsivo

O que é um site responsivo?

Um site responsivo é aquele capaz de se adaptar de acordo com qualquer tamanho e resolução de tela, mantendo uma boa navegação e experiência para o usuário.

Benefícios de um site responsivo

Quando um usuário entra em um site e não tem uma boa experiência de navegação, além dele ficar com uma percepção negativa, poderá sair e procurar por outro. Ou seja, o site responsivo é sim responsável também por gerar um maior número de conversões. Veja mais benefícios de ter um site responsivo:

Posicionamento orgânico

Maior site de buscas, o Google tem o objetivo de oferecer aos seus usuários a melhor experiência possível de pesquisa. Isso está relacionado à efetividade dos resultados com o termo pesquisado, referente ao conteúdo, como também à qualidade do site e à experiência do usuário. Em 2015, a empresa Google atualizou seus algoritmos e alterou a forma de posicionar os resultados das buscas: os sites que não são responsivos sofreram quedas, chegando a aparecer em posições muito inferiores.

Maior velocidade no carregamento das páginas

A velocidade de carregamento das páginas de um site influencia diretamente na experiência do usuário e no aumento das taxas de conversão, afinal, se uma página demora para abrir, a tendência é do usuário abandoná-la.

As páginas de um site com layout responsivo são criadas e adaptadas para dispositivos que possuam qualquer formato de tela.

Maior probabilidade de conversão

Como falamos anteriormente, um site responsivo claramente melhora a experiência do usuário e um usuário satisfeito se torna uma grande chance de conversão. Outra vantagem é que nos sites responsivos é possível compartilhar conteúdo nas redes sociais, já que o formato mobile é o mais usado para esse tipo de acesso. Todo tipo de negócio tem muito a ganhar ao contar com novas vias possíveis para vender e um site responsivo é o caminho perfeito para isso. Comprar através de smartphones e tablets é algo que traz mais comodidade e consegue aumentar consideravelmente suas vendas.

Mais eficiência

No caso dos sites responsivos, a empresa não precisa se preocupar com suas versões, como mobile e convencional. E pode poupar esforços, investindo apenas na criação do site em formato responsivo, já que ele consegue se adaptar às múltiplas condições utilizando o mesmo conteúdo como base.

A diferença entre um site responsivo e uma versão mobile

Apesar de parecer que são a mesma coisa, um site responsivo e uma versão mobile são bem diferentes um do outro.

Versão mobile

É como se fosse um segundo site, mas que funciona exclusivamente em dispositivos mobile, smartphones e tablets. Os arquivos do site como imagens e scripts podem até ter o mesmo caminho dependendo do caso; porém os arquivos html são outros, inclusive alguns sites mobiles ficam em subdomínio, como por exemplo, m.nomedosite.com.br – esse “m” significa mobile.

Responsivo

Sites que permanecem com o mesmo layout, mas que se adaptam conforme o tamanho e formato da tela de qualquer dispositivo e que contam com a mesma estrutura de códigos. Essa é a melhor escolha, pois garante uma melhor visão e análise dos dados e resultados do site.

Como ter um site responsivo?

Ciente das tantas vantagens de ter um site responsivo, a sua empresa precisa logo trabalhar com essa modalidade. Confira algumas dicas rápidas que vão ajudar a tornar o seu site responsivo:

Fique de olho no conteúdo

É preciso ter a certeza de que todos os usuários estão tendo acesso às mesmas informações para que não haja qualquer tipo de diferença. Faça testes de utilização para verificar as condições das imagens, a formatação do conteúdo, a disposição dos botões e demais fatores que podem prejudicar a navegação.

Preze pelo conforto da navegação

Por mais que alguns layouts sejam bonitos, é preciso verificar se realmente o escolhido será válido para converter no ambiente mobile. E não vai adiantar perder horas e mais horas fazendo modificações. Pois alguns layouts prontos não foram criados para isso. Aplique energia no que, realmente, irá te dar resultado.

Atenção para os tamanhos

O formato das imagens das pequenas telas tem um tamanho padrão usual. Sendo assim: procure sempre manter o padrão comum que utiliza 768px para desktops e tablets grandes.

Priorize informações relevantes

É preciso ter em mente que quem está navegando através de um smartphone está em busca de informações rápidas. Até porque não há o conforto das telas grandes. Por esse motivo tente se livrar de tudo que não for importante e essencial, pois dessa forma você entregará uma melhor experiência aos seus usuários.

Priorize o carregamento rápido

Um dos pontos fundamentais de um site responsivo é a questão do carregamento rápido. Precisamos nos lembrar de que tanto o nosso 3G quanto o 4G são lentos. Por esse motivo precisamos de algo que seja leve e rápido.

A Target Host, empresa de soluções de internet, possui diversos planos de hospedagem, e-mail marketing e loja virtual para você. Entre em contato conosco e confira os nossos planos.