No marketing, é fundamental conhecer a fundo a sua clientela. Saber com quem está falando, quem vai comprar e quem vai usar seu produto ou serviço é a chave para o sucesso do seu negócio. E perceba que não necessariamente a mesma pessoa será atingida nas três situações listadas acima. Um produto como um shampoo infantil pode ter seu anúncio visto pela mãe, comprado pelo pai e usado pela criança, por exemplo. Essa confusão de pessoas envolvidas faz necessário ter uma definição de público-alvo. Mas como é o principal tipo de pessoa com quem vamos falar? É daí que surge a importância de se construir uma persona. < >
O que significa “persona” no marketing?
Persona é a definição detalhada de quem seria o comprador ideal do produto ou serviço em questão. É uma personagem criada pelo setor de marketing que vai ajudar a compreender melhor quem é que precisa ser atingido. Por conta do seu estilo de vida, vai consequentemente ajudar a definir os melhores meios de comunicação, as melhores formas de pagamento e até qual o preço que o cliente pode pagar. Uma persona tem dores, sentimentos e problemas, como qualquer pessoa de verdade.
Por conta dessas informações, a definição de uma persona pode ser facilmente confundida com definição de um público-alvo. Mas você consegue definir uma diferença entre um e outro?
Qual a diferença de persona para público-alvo?
O público-alvo, que também pode ser chamado de target, é um grupo de pessoas que tem características em comum, como idade, gênero, região, profissão, interesses, entre outros. Uma pessoa pode fazer parte de inúmeros públicos-alvo, a depender de quais características foram escolhidas para serem levadas em consideração na hora de se definir o grupo.
A definição de um público-alvo precisa ser ampla, para não se limitar muito. Ela também não fala sobre os hábitos nem entra em muitos detalhes sobre a vida da pessoa. Pode-se dizer que a definição de um público-alvo precisa ser superficial. Ao contrário da definição da persona.
Como já foi dito, a persona precisa ser uma definição detalhada. Ou seja, uma boa criação de uma persona precisa explicar quem é o consumidor ideal, o que ele faz da vida, com quem ele mora, quais são seus hobbies, qual a sua história, quais são seus objetivos e seus medos. É como se realmente fosse criar um personagem para uma novela, por exemplo.
Como criar uma persona?
Para criar uma persona, é importante responder a algumas perguntas ideais para fazer um verdadeiro raio-x do seu cliente. Aqui vai uma sugestão de perguntas a serem feitas:
- Qual seu gênero?
- Qual sua idade?
- Onde você mora?
- Com quem você mora?
- Conte seu histórico profissional.
- Qual sua profissão?
- Quanto você ganha?
- Quais assuntos te interessam?
- Por quais meios de comunicação você costuma se manter informado? Por quais veículos?
- Quais são suas tarefas diárias?
- Quais são seus objetivos, dentro e fora da empresa?
- Quais as suas responsabilidades, dentro e fora do trabalho?
- Quais são seus prazeres dentro do trabalho?
- Quais são suas frustrações?
- Quais são seus problemas, suas dores?
- Quais são suas necessidades? Do que você mais precisa ultimamente?
- Quem influencia suas decisões?
- Descreva a sua última compra: Onde foi? Quando foi? Quanto custou? Gostou da experiência?
- Onde você costuma fazer a maioria de suas compras?
- Costuma pesquisar preços?
Apesar de longa, a bateria de perguntas vai ajudar a definir exatamente quem, onde, quando e como atingir o seu consumidor ideal. Se todo o marketing estiver atrelado e se comunicar bem com esse “cliente perfeito”, as suas campanhas estarão bem definidas e certamente serão um sucesso!
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