O Linux Container (LXC) é uma funcionalidade a nível de sistema operacional que permite a execução de múltiplos Sistemas Linux (nomeados containers) usando um único kernel. Com isso, há uma melhor disponibilidade de desempenho, proporcionando mais segurança, agilidade e flexibilidade na formação e implementação de aplicações.
Na prática, este mecanismo de virtualização permite gerar divisões dentro de um servidor, protegendo as aplicações que rodam em cada uma delas.
Simplificando, imagine um grande caminhão de carga. Dentro dele, estão distribuídos vários contêineres, de modo que, os produtos estejam protegidos. Quer dizer, se as bananas que estão no contêiner A estragarem, elas não afetarão em nada as uvas que estão no contêiner B.
Atualmente, essa é a forma mais moderna para empacotar aplicações e seus componentes necessários com recipientes Linux. O Container viabiliza a velocidade e a consistência que as organizações procuram.
O que é Kernel?
O kernel faz parte do Sistema Operacional, contudo, é um componente não muito famoso, principalmente aos leigos no assunto. Porém, o motivo dele não ser tão conhecido é bem simples: por ter tamanha relevância, ele fica bem escondido, a fim de protegê-lo, para que pessoas que não entendem sua funcionalidade não mexam de forma indevida. O kernel é fundamental para o funcionamento de um computador.
Começando a funcionar logo após a inicialização do sistema, esse componente promove a comunicação entre software e hardware. Caracterizado como um organizador, viabiliza o acesso dos programas aos recursos necessários, como por exemplo, a memória RAM.
Qual o propósito do Linux Container (LXC)?
A finalidade dos containers é originar essa independência: a capacidade de executar diversos processos e aplicativos de forma isolada, para operar melhor a infraestrutura e, ao mesmo tempo, manter a segurança que o usuário teria em sistemas separados.
Qual a vantagem em utilizar o Linux container?
Linux Container não carece de uma camada de sistema operacional para as aplicações. Devido ao seu mecanismo de virtualização, o LXC gera divisões isoladas dentro de um servidor, assim, preserva as aplicações que rodam em cada uma delas.
Vamos fazer um breve comparativo entre a virtualização tradicional e a do Linux container (LXC)
É evidente que ao utilizar uma aplicação executada em um Linux Container, são necessários muito menos recursos, ocupando menos espaço em disco e com um nível de portabilidade muito maior, talvez, outras plataformas não possam alcançar.
É valido ressaltar que o comparativo acima é para finalidade de entendimento dos conceitos. O proposito não é dizer qual é a melhor ou pior, pois deve-se ter a consciência que cada uma pode ser utilizada para objetivos distintos.
Quais as vantagens da Virtualização?
Antes de falarmos efetivamente dos benefícios da virtualização, vamos a uma breve explicação do que ela significa. A virtualização simula um ambiente real, permitindo que uma mesma máquina seja executada ao mesmo tempo em ambientes diferentes e de forma isolada.
As vantagens relacionadas a esse processo especifico é primordialmente a economia, afinal, há uma redução de custos alcançada devido a consolidação de pequenos servidores em outros mais capacitados. A segurança também é uma vantagem significativa a fácil adaptação é um ponto a ser destacado também.
Saiba como é funcionamento do Linux container (LXC).
Os containers compartilham o mesmo kernel do host, e por isso são considerados mais leves.
- Os containers possuem o mesmo tipo de funcionalidade do kernel.
Entenda mais sobre o Container
O container seria semelhante a uma jaula chroot, portanto uma maneira de isolar elementos do sistema. Do ponto de vista do LXC, a desigualdade é o grau de segurança que o container disponibiliza, pois, a finalidade do container é permitir acesso isolado a qualquer recurso que possa ser utilizado, para controlar ou acessar o sistema fora do container. Um benefício extra é que o container possui sua própria visão dos processos.
A Target Host, empresa de soluções de Internet, oferece serviços de hospedagem de sites, e também possui o Servidor Container para Aplicação, além de software de filtro anti-spam para eliminar e-mails indesejados. Ligue (11) 4063-0438 em São Paulo, ou (21) 4063-8546 no Rio de Janeiro, e comprove! <