Se você já tem um site, ou pelo menos andou procurando como fazer um, já deve ter ouvido falar sobre WordPress e Magento, certo? As duas plataformas são amplamente difundidas em todo o mundo e milhões de sites são criados através deles. Entretanto, cada uma delas tem suas características próprias, que precisam ser levadas em consideração antes de começar a dar vida ao seu espaço na internet.
Aqui vão algumas considerações sobre cada uma dessas plataformas e quais as principais diferenças entre elas.
Características do WordPress
O WordPress é uma plataforma CMS, sigla em inglês que significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Ele é um dos mais famosos do mundo (27% de toda a internet funciona através dessa tecnologia) e pode ser usado para criar diversos tipos de site. O WordPress tem uma usabilidade muito fácil, que permite fazer configurações, manutenções e customizações através da interface. Isso significa que não é preciso ter um profundo conhecimento de programação para poder lidar com a plataforma.
O WordPress conta com muitas vantagens, como uma grande variedade de plug-ins e temas, uma gigante comunidade – onde você pode sempre pedir ajuda na hora que pintar alguma dúvida -, permite atualização de conteúdo de forma facilitada e o melhor: é gratuito.
Características do Magento
O Magento, por sua vez, é uma plataforma mais voltada para o e-commerce. Ele é Open Source (ou seja, de código aberto) e usa linguagem PHP para sua manutenção e atualização. Por esta razão, é necessário um bom conhecimento de programação e talvez seja necessário chamar um programador para construir o seu site.
Entretanto, ele conta com diversas vantagens, principalmente para quem está pensando em montar sua própria loja virtual: a plataforma tem ferramentas específicas para o gerenciamento de produtos para e-commerce, além de integração com diversos sistemas e meios de pagamento.
Principais diferenças entre WordPress e Magento
Primeiramente, um dos pontos mais importantes para quem quer colocar um site no ar, independentemente de qual função ele tenha: segurança. Entre os dois, deve-se dar o ponto a favor do Magento. Isso porque, enquanto que quase sempre é necessário integrar o WordPress a sistemas de terceiros, com o Magento não tem essa necessidade, principalmente se você tem um e-commerce. Este último já vem com plug-ins incorporados, como gateways de pagamentos, por exemplo.
Falando em plug-ins, essa é uma diferença que, dependendo do seu objetivo com o seu site, pode ser visto como uma vantagem ou não: o WordPress oferece muitos plug-ins, e isso permite uma personalização maior do seu espaço na internet. Isso é mais interessante quando se tem um blog ou até mesmo um e-commerce com poucos produtos. Entretanto, se você pretende montar uma grande loja virtual, é mais interessante ir direto ao Magento, uma vez que todos os principais plug-ins que você provavelmente precisará já estão incorporados.
E, talvez, a maior diferença entre os dois é justamente a usabilidade: o WordPress é uma plataforma muito mais fácil de se trabalhar,porque não é necessário um profundo conhecimento em linguagens de programação para poder lidar com a plataforma, diferentemente do que acontece com o Magento. Entretanto, se você quer uma plataforma mais segura, escolha esta última.
Planos de hospedagem para e-commerce
A Target Host, empresa de soluções de internet, possui planos de hospedagem para e-commerce que são compatíveis com o seu orçamento. E temos planos com Magento. Entre em contato conosco e contrate agora mesmo.