A internet móvel já é uma realidade em todo o Brasil. Apesar de ainda não ser uma das melhores do mundo, a maioria dos Brasileiros já navega mais através de smartphones do que notebooks ou desktops, desde 2014. E isso reflete na forma de como nós usamos a rede. O crescimento da versão mobile de diversos sites já pode ser visto.
Mesmo que se navegue em uma banda larga de alta velocidade ou em uma conexão 3G lenta, estudos comprovam que 40% dos internautas não esperam mais que 3 segundos para que uma página carregue. Caso contrário, eles abandonam o site. Esse dado pode ser visto por alguns como um ponto desanimador. Para outros, um desafio. E para os que encaram como desafio, a internet móvel pode ser usada como algo positivo para aumentar os acessos ao seu site. Mas… como usar a internet móvel a seu favor?
Mobile first
O mobile first, uma expressão cada vez mais comum no dia a dia de web designers e desenvolvedores web, é a técnica de fazer um site planejado primeiro para a visualização em dispositivos mobile. Isso é vantajoso de diversas formas, mas principalmente porque a usabilidade do site ficará melhor adaptada justamente para o tipo de dispositivo mais utilizado.
A usabilidade é um item que também deve ser pensado na hora de criar um site. Construa o seu projeto sempre procurando colocar os principais itens de fácil alcance. Assim, o usuário perde menos tempo procurando o que precisa, sendo assim mais difícil dele se cansar de navegar sem ter encontrado o que queria.
AMP
Já ouviu falar sobre o AMP? Em inglês, a sigla significa Páginas Móveis Aceleradas. Ou seja, ele é um acelerador de carregamento de páginas, quando estão em versão mobile. Na prática, o AMP promove a criação de sites e anúncios de rápido carregamento. Isso se traduz em versões leves, compactadas e objetivas, que são mais indicadas para quando o usuário está navegando por uma rede de dados móveis.
Plataformas de busca, como o Google, dão prioridade a sites e páginas que possuem esse tipo de tecnologia justamente por tornar a experiência do usuário mais fluida e com menos interrupções. Assim, ao optar por ter também essa versão de página no seu site, você é beneficiado duas vezes: primeiro, por dar uma melhor experiência ao usuário de smartphones e, depois, por ter mais destaque e melhor posicionamento nos resultados de busca.
Já prestou atenção nos vídeos e imagens do seu site?
Nenhuma das opções acima vão surtir efeito se você ainda insistir em inserir fotos e/ou vídeos pesados em seu site. No caso das imagens, é recomendado que se utilize a opção “salvar para web” quando for finalizar algum arquivo nos programas de edição.
No caso dos vídeos, é mais interessante não salvá-los diretamente no seu servidor e hospedá-los em plataformas de vídeos mais rápidos, como o YouTube ou o Vimeo, quando possível. Isso porque todo o resto da página seria carregado sem depender do andamento do carregamento do vídeo.
Adquira um servidor ideal para o que você precisa
Dependendo do número de pessoas que estejam acessando o seu site ao mesmo tempo, o tempo de carregamento do seu também pode ser maior do que o normal. Por esta razão, é importante ter um planejamento e acompanhar o número de pessoas que costumam acessar ao seu site. Na verdade, o ideal mesmo é sempre ter uma contagem para cima, pois cada visita é uma conversão em potencial e você não quer justamente perder aquela visita que pode ser o diferencial entre o lucro e o prejuízo do seu site, não é mesmo?
Dessa forma, você não pode hospedar o seu site em um servidor que te deixe na mão. E a Target Host, empresa de serviços de internet, conta com diversos planos de hospedagem que vão ao encontro do que você precisa. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.