Você certamente já viu nas telonas do cinema filmes onde humanos e robôs convivem lado a lado, sem distinção. O que parecia pura ficção, hoje já não faz mais parte apenas dos roteiros cinematográficos. Grandes companhias de tecnologia estão trabalhando em projetos de inteligência artificial.
Mas como a Inteligência Artificial pode afetar nossa vida?
A Apple, famosa por seus smartphones, se aventura pelo segmento com o protótipo de um carro que pode aposentar os motoristas. O projeto é de um carro autônomo, equipado com câmeras e sensores. Além disso, conta com um sistema (inteligência artificial) que permite tomada de decisões, como desviar de um obstáculo, e até parar quando o semáforo estiver vermelho.
O Apple Car, como foi batizado, é uma das apostas da empresa para revolucionar a mobilidade em todo o planeta. Grandes cidades, que sofrem com congestionamentos, por exemplo, poderão ter um trânsito ordenado através da inteligência artificial. Um protótipo, inclusive, já foi testado e a expectativa é que ele chegue definitivamente às ruas entre 2023 e 2025.
A companhia é só mais uma das localizadas no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), que desenvolve projetos ligados à inteligência artificial. O local ganhou fama mundial por abrigar empresas tecnológicas, que cada dia lançam novidades que mudam e revolucionam o nosso jeito de viver.
O Google, por exemplo, anunciou recentemente que conta com um sistema automatizado para manter o funcionamento de seus datacenters. O invento conta com a ajuda da inteligência artificial, que oferece aos gestores humanos sugestões para reduzir o consumo de energia.
Uma câmera fotográfica fica responsável por tirar fotos da sala onde o cérebro da empresa está instalado. As imagens são encaminhadas para a rede neural, que combina todas as informações coletadas e encaminha mensagens ao controle local, que poderá aprovar ou não as mudanças sugeridas pelo sistema.
Crescimento no mercado
O banco Morgan Stanley fez uma pesquisa que ajuda a entender o desenvolvimento deste tipo de tecnologia. O estudo revelou que em 48% das empresas estudadas, a inteligência artificial já está em fase de implantação ou estudo em 2018. O número é bem mais se comparado ao ano anterior.
São investimentos que podem revolucionar diversos segmentos e setores da nossa vida. Só para se ter ideia, o cadastro de currículos em sites de emprego devem ficar no passado. Uma plataforma de recrutamento digital já oferece um sistema de inteligência artificial capaz de triar os candidatos. Através de um site, o candidato é submetido a testes, sem sair de casa.
Comprar pela internet também se tornou um hábito comum, porém a maneira de interagir com o cliente mudou. Muitas lojas agregaram ao site uma janela para aumentar a quantidade de vendas. A ferramenta funciona como um chat, onde uma atendente virtual se mostra interessado em ajudar o internauta.
Entenda o que é inteligência artificial
Os primeiros estudos relacionados ao desenvolvimento da inteligência artificial no mundo começaram em 1940. O assunto só ganhou notoriedade anos mais tarde. Foi a partir de 1990 que esse sistema foi impulsionado.
A inteligência artificial nada mais é do que um ramo da ciência da computação dedicado a criar sistemas que imitam o ser humano. É um sistema que consegue imitar a capacidade humana de raciocinar. Uma tecnologia que transforma máquinas e computadores, em seres pensantes, que através da programação conseguem tomar decisões e resolver problemas.