O marketing digital possui diversas ferramentas de atração dos consumidores para e-commerces. Sua caixa de e-mail pessoal neste momento deve estar repleta de mensagens chatas, que são pouco criativas, estão longe de serem interessantes e que vão diretamente para o lixo. Essas mensagens ignoradas são, provavelmente, fruto de um trabalho ineficaz de e-mail marketing, que envia correios eletrônicos promocionais para as pessoas de forma amadora e, até mesmo, abusiva.
O e-mail marketing eficiente precisa surpreender e encantar o público, além, é claro, de ser enviado com a devida autorização do destinatário. Quando encontramos um e-mail assim, somos capazes até de compartilhar a mensagem com nossos amigos e acabamos por recomendar a marca, o produto ou o serviço para outras pessoas. Mas será que o e-mail marketing realmente funciona?
Se a campanha de e-mail marketing for profissional, criativa e interessante, ela vai chamar a atenção do público. O e-mail marketing eficiente é planejado do começo ao fim com estratégias de marketing profissionais. Estas, vão desde a inclusão de conteúdo personalizado, até o call-to-action. As informações devem ser interessantes. Também é ideal que contenha imagens e gráficos que façam sentido no contexto do e-mail. Cada mensagem precisa ser elaborada para ter seu papel específico no funil de vendas.
Não basta investir em um bom título do e-mail marketing, é preciso ir além. Por isso, separamos para você se inspirar 5 exemplos de e-mail marketing que são completos e que servem para nortear as suas ações. Essas mensagens vão te ajudar na elaboração de estratégias para que o seu público acompanhe as mensagens do fluxo de automação. São propostas de marketing de multinacionais e que servem de modelo para as ações de empresas de pequeno, médio e grande porte.
Tratando-se de exemplo de e-mail marketing, empresas como a Amazon, Starbucks, Dropbox, Calvin Klein e Uber dão um verdadeiro show. E, claro, colhem excelentes resultados com os seus clientes. A seguir, estão as abordagens criadas para essas companhias. Você vai conseguir perceber como todos os detalhes fazem a diferença!
1. Amazon
O formato de e-mail marketing da Amazon é muito interessante, principalmente para os clientes que precisam confirmar o pedido. Outra boa sacada dessa estratégia é trabalhar bem com os produtos relacionados.
Os clientes realmente se interessam e acabam levando alguns produtos a mais. Também é possível acompanhar a compra através do rastreamento do pacote. Um excelente exemplo de e-mail marketing!
2. Uber
A Uber elabora campanhas de e-mail marketing incríveis e com um nível de simplicidade tremendo. O e-mail chega com alguma promoção, com descrição breve e um call to action simples, mas que funciona. O exemplo de e-mail marketing também se destaca pelo design, muito agradável e certeiro. Reforça a marca e atrai os clientes, de forma parceira e convincente.
3. Starbucks
A simplicidade do exemplo de e-mail marketing da Starbucks também impressiona e é preciso dizer que faz muito sucesso. A mensagem é clara e tem o que realmente interessa ao cliente: desconto de 15%. O apelo da mensagem é simples, diz que está sentindo falta do cliente, adota um tom íntimo e emocional para atrair e fidelizar o consumidor. Demais!
4. Dropbox
A Dropbox também é muito legal, diferente e persuasiva no e-mail marketing, graças aos emoticons, que são desenhos animados especiais. A mensagem da empresa também vai direto ao ponto, algo importante para quem está recebendo o e-mail, sem forçar a barra.
Trata-se de um e-mail para que a empresa lembre ao cliente que ela existe, sem rejeição. Para isso, é interessante enviar um cupom de desconto ou outro benefício.
5. Calvin Klein
Se o cliente Calvin Klein se interessou por “camisas de vestir” ou “camisas”, vai receber esse e-mail marketing por ter pesquisado essas palavras-chave. Assim, a marca se coloca como parceira para recomendar produtos relacionados, que podem interessar ao perfil do cliente. As chances de o consumidor voltar para a página para fazer a compra são muito boas!
Assim como essas grandes empresas, a dica para quem está empreendendo no universo digital é conseguir estabelecer uma comunicação atraente e assertiva com os clientes potenciais. Vale a pena encontrar o tom da comunicação e os formatos que mais agradam!
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